A 32ª Festa da Uva foi aberta na manhã de sexta-feira (22). Com o tema Viva Una Bela Giornada, esta edição promete celebrar o resgate das antigas tradições e surpreender quem circular pela festa durante os 17 dias de evento.

A solenidade de abertura da festa iniciou às 11h30min, no espaço Nostra Itália, no Centro de Eventos do Parque Mário Bernardino Ramos. O Embaixador Oficial da Festa da Uva 2019, o global Thiago Lacerda, foi quem iniciou o momento. Dentre as autoridades, marcaram presença o vice-presidente da República, General Antônio Hamilton Martins Mourão, o governador do estado, Eduardo Leite, e o prefeito de Caxias, Daniel Guerra.

A presidente da Festa da Uva Sandra Mioranza Randou foi a primeira a discursar. Ela enalteceu a cultura e a tradição que o evento envolve. Emocionada, relembrou do seu avô, o agricultor Pedro Mioranza, que trabalhou a vida toda no cultivo da uva.

O prefeito Guerra reafirmou o compromisso de produzir um evento que corresponda às expectativas. Lembrou da importância da festa para o município e do tempo que teve a mais para prepará-la. Ainda durante seu discurso, Guerra anunciou o reforço de mais nove ambulâncias para o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Caxias.

Já, o governador Eduardo Leite resgatou as diferentes culturas existentes do estado. Ele lembrou da trajetória dos primeiros imigrantes que chegaram na Serra Gaúcha e tiveram que desbravar locais de difícil acesso.

O general Mourão evidenciou a tradição da festa e mencionou a história da chegada dos imigrantes italianos.

Neste primeiro final de semana a programação da festa conta com shows acústicos, encontro de corais, aulas de dança, desfiles temáticos e missa. Os shows nacionais ficam por conta de Thiaghinho, Molejo, 3030, Poesia Acústica, Mc Kekel e Jerry Smith.

Confira toda a programação completa: http://www.festadauva.com.br/show

Fonte: Leouve / Foto: Maicon Rech / Grupo RSCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here