Avião que sobrevoa o Atlântico tem viagem encurtada

Viajar de avião para muitos é um sonho, e quem já viajou sabe o quão confortável e prática essa experiência pode ser. As distâncias parecem menores e o tempo que se leva para chegar ao destino final é muito mais rápido do que em qualquer outro meio de transporte. E em determinados casos, os aviões realmente parecem voar mais rápido.

Isso foi o que aconteceu com os passageiros de cinco voos que saíram dos Estados Unidos no último fim de semana. Na ocasião, pelo menos cinco aviões foram “empurrados” por ventos fora do comum, o que os fez passar da barreira dos mil quilômetros por hora enquanto estavam sobrevoando o Atlântico.

Por conta desse fenômeno raro, os voos comerciais 22 da Virgin Atlantic Airways, 292 da British Airways, 216 da British Airways, 64 da United Airlines e 120 da American Airlines conseguiram pousar mais cedo que o previsto em seus destinos.

Mais rápidos

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Com os ventos mais fortes sobre o Atlântico, os aviões foram impulsionados a mais de 1.340 quilômetros por hora. Para se ter uma ideia do quão mais rápido as aeronaves estavam voando, a velocidade máxima que eles chegam é de 925 quilômetros por hora.

Dentre todos os voos, o avião da companhia American Airlines, que decolou da Filadélfia, com destino a Doha, no Catar, foi o mais rápido. E o voo 22 da Virgin Atlantic que tinha Londres como destino foi o que pousou mais cedo, 45 minutos antes. Os outros ficaram mais curtos em 20 e 30 minutos.

De acordo com os passageiros desses voos, não aconteceu nada fora do comum nos aviões durante a viagem, a não ser momentos de mais turbulência.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, o fenômeno aconteceu por conta de correntes de ar de 420 quilômetros por hora a aproximadamente 10.600 metros. Esses ventos sopravam sobre Washington, que foi o mesmo local em que todos os aviões passaram.

De acordo com os meteorologistas de Baltimore e Washington, esses foram os ventos mais fortes que foram registrados na capital do país “desde meados do século 20”.

E com toda essa velocidade alcançada, esses aviões quebraram a barreira do som? Conforme explicou o meteorologista Jeff Berardelli, não. “1.343,8 km/h é teoricamente mais rápido que a velocidade do som (1.234 km/h). Mas, o avião está imerso em ventos de mais de 320 km/h. Ou seja, ele se move com o vento e, portanto, o avião em si não está realmente viajando a uma velocidade superior a 1.234 km/h em relação ao ambiente em que está localizado”, disse ele.

Aviões

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Além da praticidade, os aviões também atiçam a curiosidade das pessoas. Dentre as várias perguntas que as pessoas fazem sobre eles, uma é o motivo de a maioria ser branco.

Por mais que seja uma pergunta simples, a resposta para ela tem a ver com a eficiência, praticidade e segurança desses veículos.

O primeiro motivo para os aviões serem brancos é por conta de economia. Isso porque as companhias aéreas estão sempre buscando formas de reduzir seus custos. E pintar suas aeronaves de branco pode economizar uma quantidade bem significativa de dinheiro.

Isso acontece porque a tinta branca precisa de menos camadas, ou seja, isso é menos peso. E com um peso menor, isso faz com que os aviões consumam menos combustível, tendo uma economia entre 40 a 160 mil euros por avião. Levando em consideração a quantidade de aviões na frota de uma companhia, a economia é bem grande.

Além dos custos, a cor branca é bem visível, mesmo quando as condições climáticas não são favoráveis. Ter uma visibilidade boa é essencial para que colisões com pássaros possam ser evitadas, além de também ser mais fácil para uma equipe de resgate conseguir localizar o avião no caso de um acidente.

Outro motivo para a escolha da cor é que ela dá uma resistência maior à radiação solar. E nos climas quentes do nosso país, o branco ajuda a manter os aviões mais frescos e uma temperatura mais agradável na cabine.

A cor também facilita no momento de identificar alguma rachadura ou dano durante as inspeções. No momento de comprar ou vender, por conta do branco ser uma cor neutra, não é necessário um grande esforço no momento de repintar. Isso faz com que a mudança de cores corporativas entre empresas diferentes seja mais fácil.

Fonte: Olhar digital, Mistérios do mundo