Mais emblemático momento do setor vitivinícola – e um dos mais atrativos também para o turismo – da Serra Gaúcha, a safra da uva chegou de forma contagiante na cidade de Bento Gonçalves. Em clima de vindima, ExpoBento e Fenavinho prepararam um espaço temático para celebrar o início da colheita 2019, durante festividade realizada na tarde de 18 de janeiro, na Rua Coberta do município. O cenário foi palco para a tradicional pisa da uva, que marcou a abertura da 10ª edição da Estação Vindima.

A programação teve, também, exibição dos atrativos de 15 expositores locais – entre vinícolas, agroindústrias e restaurantes –, shows e, com destaque, a benção das uvas e da safra.

Resgatando as raízes comunitárias da Festa Nacional do Vinho, a ação antecipou algumas das experiências que o público poderá vivenciar durante a 16ª Fenavinho – que ocorre de forma conjunta com a ExpoBento neste ano, de 13 a 23 de junho no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

O retorno às origens – e a caminhada que mostra a evolução do setor ao longo das décadas, evidenciando o atual status de excelência dos vinhos, espumantes e sucos nacionais – balizarão o cronograma das atrações da Fenavinho neste ano. Uma já confirmada é a Vila Típica, integrada à área gastronômica e ao espaço da agroindústria e das vinícolas. Nesses locais também será possível conhecer o trabalho das agroindústrias familiares, com produtos típicos e artesanais. Cursos ministrados por chefs, e aulas de harmonização, unindo culinária e vinho, também estão previstos. Dezenas de vinícolas expositoras apresentarão e comercializarão seus produtos, compartilhando com o público a evolução do setor. Uma Enoteca mostrará os vinhos nacionais, suas regiões de procedência e as principais condecorações recebidas pelo setor nos mais variados concursos ao redor do mundo. Outros clássicos atrativos, como o vinho encanado com distribuição no Centro da cidade, desfile de carros alegóricos, também estão nos planos.

Fonte: Exata Comunicação / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here