Por um trecho de 300 metros, a identidade de Bento Gonçalves foi reverenciada pelas cerca de 6 mil pessoas que acompanharam o desfile temático de carros alegóricos na tarde de domingo (02). A atividade fez parte de uma programação preparativa para o retorno da Festa Nacional do Vinho, cuja 16ª edição ocorre de 13 a 23 de junho, de forma integrada a ExpoBento 2019.

Cerca de 750 figurantes levaram para a passarela – entre a prefeitura e a Igreja Santo Antônio, no trecho conhecido como Via Del Vino – a tradição, os usos e os costumes dos imigrantes italianos, representados pelo trabalho, gastronomia e religiosidade, num corso que se destacou por enaltecer a alegria do imigrante.

A abertura coube ao hilário Tasta Vin, o personagem-símbolo da Fenavinho. Fanfarrão, não se contentou com apenas uma passagem pela avenida e foi a síntese do desfile: alegre e divertido, pegando carona em caminhões, subindo em tratores e empurrando os carros. Caracterizadas como imigrantes recém-chegados à cidade, autoridades como o prefeito, Guilherme Pasin, e o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), Elton Paulo Gialdi – artífices do retorno da Fenavinho após oito anos –, passaram num tuc-tuc celebrando a alegria da festa. Os descendentes dos trentinos deram sequência ao desfile, representados pelos integrantes do Circolo e da Famiglia, seguidos do carro Maria Fumaça, da operadora turística Giordani Turismo.

Entre tantos atrativos, foram os distritos que protagonizaram a apresentação da essência do homem imigrante, responsável direto pela herança vitícola do município – e também pela sensação de pertencimento do público com aquilo que ele presenciava na avenida. Nos carros de São Pedro, Vale dos Vinhedos, Tuiuty e Faria Lemos, via-se a mescla do trabalho, com enxadas, pipas e teares, e da alegria, com cantorias, jogos de mora e dança. O desfile prosseguiu com a Linha Eulália, destacando sua rota turística de aventura com rapel e rafting, a Escola Fenavinho, que recebeu o nome por localizar-se a poucos metros do parque onde ocorre a festa, e o Centro de Patinação Rodas da Serra, entidade voltada à patinação artística.

Os dois últimos carros trouxeram as soberanas da 16ª Fenavinho, a Imperatriz do Vinho, Bárbara Bortolini, e as Damas de Honra, Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso, e parte do comitê responsável pela festa, juntamente a algumas embaixatrizes, que distribuíram taças de vinho ao longo do percurso do desfile.

Vinho encanado surpreende pelo sucesso no primeiro fim de semana
Reinaugurado festivamente no sábado (01) como um evento pré-Fenavinho, o icônico Vinho Encanado, sistema que ajudou a dar fama à festa, foi um sucesso junto ao público. A previsão inicial de comercializar 16 mil taças de vinho e de suco foi ultrapassada ainda no domingo (segundo dia da programação), com exatas 16.824 unidades, superandos os 2,4 mil litros de vinho tinto, vinho branco e suco consumidos pela comunidade. “Estamos encantados, maravilhados. O primeiro fim de semana do Vinho Encanado, engrandecido pelo Desfile de Carros alegóricos e outras atrações culturais temáticas, mais do que superou nossas expectativas. O público que esteve prestigiando a programação foi espetacular, participando de um evento cuja energia contagiou a todos. Está incrível! Foi uma amostra do potencial que acompanha o resgate da Fenavinho”, avalia Elton Paulo Gialdi, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços, entidade promotora da 16ª Fenavinho.

A opinião positiva é compartilhada pelo prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin. “Este primeiro fim de semana trouxe toda cultura do nosso povo para o Centro da cidade e demonstrou que o retorno da Fenavinho será marcado pela emoção e o orgulho de ser de Bento Gonçalves. Que essa alegria, calor humano e união, sejam ainda maiores nos dias de festa. Que possamos juntos deixar esse momento marcado na história da nossa cidade”, diz,

Quem quiser conferir de perto essa festa comunitária ao ar livre ainda pode aproveitar as atrações do segundo fim de semana do Vinho Encanado, com atividades nos dias 08 e 09 de junho.

Quem desfilou
1. Tasta Vin
2. Autoridades políticas e lideranças setoriais
3. Circolo Trentino di Bento Gonçalves e Famiglia Trentina di Santo Antão
4. Distrito São Pedro
5. Distrito Vale dos Vinhedos
6. Distrito Tuiuty
7. Distrito Faria Lemos
8. Linha Eulália
9. Escola Fenavinho
10. Patinação Rodas da Serra
11. Corte da 16ª Fenavinho
12. Comitê da 16ª Fenavinho e embaixatrizes

Programação do Vinho Encanado
Dia 8 de junho
11h: Teatro ‘Abre a boca e fecha os olhos’
14h: Banda Duo del Vino
15h: Coral da Fundação Casa das Artes
17h: Banda Trebbiano

Dia 9 de junho
11h: Coral Imigrante
14h: Banda Cavatappi
15h: Daniel Lima e Janete
17h: Zo Garrafon

Serviço:
O que: Vinho Encanado
Quando: dias 08 e 09 de junho
Onde: Via Del Vino, centro de Bento Gonçalves
Quanto: a taça oficial pode ser adquirida por R$ 10, com direito a uma dose de vinho ou suco. Doses individuais (em taças plásticas ou reposição) custam R$ 5,00
Informações pelo fone do CIC-BG (54) 2105.1999 ou pelo site www.fenavinho.com.br

Fonte: Exata Comunicação / Foto: Gustavo Bottega / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here