O bom tempo ajudou e o primeiro fim de semana da 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul foi marcado por muito movimento na Praça Dante Alighieri o que se refletiu também na venda das bancas. A estimativa dos organizadores é de que cerca de 30.600 mil pessoas circularam pela Praça. Isso refletiu também na venda de livros, que chegou a 7.650 exemplares comercializados pelos livreiros.
Depois da abertura na sexta-feira à noite, o sábado foi de intenso movimento e de muitas atividades. O SESC apresentou o Espaço Contos Divilas, homenageando o rapper e escritor Chiquinho Divilas e que também trouxe a Caxias o escritor paulistano Sérgio Vaz que, à tarde, mobilizou o público para um bate-papo sobre autores e escritas da periferia no palco da Feira.
Ainda na manhã de sábado, o palco da Feira recebeu a Orquesta Municipal de Sopros, que foi acompanhada com entusiasmo pelo público ao apresentar o concerto “Música de Cinema”. No mesmo espaço, à tardinha a cantora Tatiéle Bueno apresentou o show “Meu Lugar”. O espaço também ofereceu ao público apresentações de diferentes estilos de dança.
Desde o sábado o movimento também foi intenso no setor infantojuvenil, que voltou à Feira nesta edição. As crianças, aliás, também foram presenteadas com várias atividades interativas, como contação de histórias, pinturas faciais, oficinas de ilustração e toy art.
O domingo seguiu com a presença do público circulando pela Feira e teve dois momentos de grande fluxo: o bate-papo da escritora e psicanalista Ana Suy, autora do livro “A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão”, com a escritora e também psicanalista caxiense Adriana Antunes. Depois da conversa, uma longa e concorrida fila de autógrafos se formou com mais de 200 pessoas, afirmando a popularidade da autora.
Depois da aclamação de Ana Suy, no final da tarde coube ao cantor e compositor Vitor Ramil fazer a Praça Dante ficar novamente cheia de gente. No formato voz e violão, o músico apresentou sucessos como Ramilonga, Noite de São João, Não é Céu, Estrela, Estrela, incluindo a novíssima Amar Você, single lançado nesta semana no qual ele musicou um poema de Paulo Leminski e que faz parte de seu mais novo trabalho. Muito aplaudido, ele incluiu ainda no set list Joquim, Deixando o Pago e Semeadura.
A feira funciona de segunda a sábado das 9h às 19h e domingo das 12h às 19h no Setor infantojuvenil. Já no Setor Geral a mudança é no horário de abertura que, de segunda a sábado, será às 10h. A programação vai até 13 de outubro.