Imagem: Oficina de Graffitti/Divulgação

A cidade de Bento Gonçalves celebra o resultado de um inspirador projeto cultural que uniu arte, inclusão e sustentabilidade. A exposição “Arte, Intersecções, Sustentabilidade” apresenta os frutos de 184 horas de oficinas artísticas, teatro e história da arte dedicadas a adolescentes de escolas públicas e membros da Associação dos Surdos de Bento Gonçalves (ASBG).

Mais de 50 adolescentes participaram das oficinas, todas gratuitas e com materiais inclusos. Os trabalhos apresentados foram produzidos nas oficinas de desenho, lápis de cor, nanquim, história em quadrinhos, estêncil, graffiti, ilustração, desenho de humor, arte indígena e arte sustentável, realizadas de setembro a dezembro de 2023.

A programação do projeto contou com a participação de diversos professores e artistas do cenário local/regional: Bernardo Duarte, Cristine Tedesco, Douglas Dias, Ernani Cousandier, Isaias da Silva Kaingang, Micael Biasin, Milene Petró e Nina Picoli, em locais de grande relevância no cenário cultural e social de nosso município, a Escola de Arte Micael Biasin, a Sala Hip Hop Nest Support e ASBG.

A curadoria da exposição foi pensada para apresentar à comunidade uma mostra do que foi produzido durante os quatro meses de oficinas, com acessibilidade. Nesse sentido, conta com elementos de acessibilidade, como audiodescrição, transcrição em sistema Braille, tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e legendas no vídeo exibido no percurso expositivo e disponível no YouTube.

O projeto foi concebido pela historiadora Cristine Tedesco, que possui doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Università Ca’ Foscari de Veneza. Atuou no projeto como produtora cultural, organizadora do plano de ensino, coordenadora das oficinas, professora e curadora.

“Arte, Intersecções, Sustentabilidade: oficinas de processos artísticos e exposição com acessibilidade” é uma realização da Ártemis – História, Arte e Cultura, e destaca a importância da cultura, inclusão e colaboração para o enriquecimento da comunidade. A exposição estará aberta ao público de 07 de março, às 19h, no Museu do Imigrante, com entrada gratuita, e irá até o dia 09 de abril. Não perca a oportunidade de mergulhar nesse universo diversificado de expressão artística e cultural.

Oficinas e instrutores

➡️ Oficinas de graffiti e estêncil, com Bernardo Duarte.
➡️ Oficina de arte sustentável, com Milene Petró.
➡️ Oficina de arte indígena, com Isaías da Silva.
➡️ Oficinas de teatro, com Nina Picoli.
➡️ Oficinas de nanquim e história em quadrinhos, com Douglas Dias.
➡️ Oficinas de ilustração e desenho de humor, com Ernani Cosandier.
➡️ Oficinas de História da Arte, com Cristine Tedesco.