Imagem: Divulgação/Crédito José Doval

A artista gaúcha Maria Lídia Magliani, falecida em 2012, terá suas obras expostas em quatro cidades gaúchas até agosto de 2024 em um circuito promovido pelo Sesc/RS, em parceria com o Instituto Estadual de Artes Visuais, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. A mostra “Magliani”, que homenageia a pintora, desenhista, gravadora, ilustradora, figurinista e cenógrafa, iniciará em Pelotas, onde será realizado o evento de abertura no dia 09 de novembro, para autoridades e convidados. A trajetória de Maria Lídia ficará disponível para visitação na cidade de 10 de novembro a 28 de janeiro de 2024.

O conjunto de gravuras produzido pela artista ao longo da sua carreira passará depois por Caxias do Sul, Santa Maria e finalizará em Porto Alegre. As datas serão divulgadas em breve.

Nascida em Pelotas e formada pelo Instituto de Artes em Porto Alegre, Magliani foi a primeira aluna negra a se formar na Escola de Artes da UFRGS. Em 1966, ainda estudante, realizou sua primeira exposição individual e, ao longo do tempo, tornou-se uma figura emblemática da geração por ter realizado várias exposições de sucesso nas décadas de 1970 e 1980 em Porto Alegre.

Além de reconhecida pintora, trabalhou intensamente no teatro e foi ilustradora nas redações dos jornais Folha da Manhã e Zero Hora. Suas obras estão em acervos de importantes museus brasileiros: MAM/SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, MARGS, MAC/RS, MASC, Museu Afrobrasil (SP e BA), Fundação Vera Chaves Barcelos (RS), Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Pelotas). As exposições têm curadoria de Julio Castro.

Exposição Magliani – Sesc/RS
Curador: Julio Castro
Realização: Sesc/RS e Instituto Estadual de Artes Visuais