Foto: Exercício sobre o perímetro de um tapete/Reprodução

O trabalho inédito “mães são artistas são filhas são”, da artista visual Viviane Gueller, será exibido pela primeira vez de 19 de julho a 18 de agosto de 2024 no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul. O projeto selecionado pela Convocatória de Artes – Exposições 2024, da Secretaria Municipal da Cultura, é resultado de uma imersão no universo materno.

Em período de pandemia, Viviane passou a registrar proposições em fotografia e vídeo com sua filha, notando beleza e espontaneidade em suas criações. A atenção ao cotidiano e às possibilidades que nele se desvelam quando se esculpe um lugar para acolher o acontecimento, tornando-o mais espesso, rugoso, acidentado, praticando uma imagem situada, permeada pelo contexto. Mais tarde, ao rever as imagens, ela refletiu sobre este tema associado à questão “o que é arte” – seus parâmetros legitimados pela academia, pela crítica e pelo mercado, em uma problematização em torno dos recortes atribuídos pelo campo das artes visuais.

Ao supor um aspecto poético e político na maternidade, nas situações que se produzem ao inventar-se mãe e cuidadora, a artista entende este deslocamento subjetivo como lugar de vivência única, singular, inaugural, em constante tensão com um território de experiência social e política. O trabalho de mulheres-mães-artistas-pesquisadoras-domésticas-etc embora ocorra sem remuneração e exija muita força física, mental e emocional, não tem seu devido reconhecimento; no senso comum, “mães não fazem mais do que a sua obrigação”.

A abertura da exposição acontece no dia 19 de julho, às 19h, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, com a presença de intérprete de LIBRAS. Além da visita guiada de abertura com a artista Viviane Gueller, no dia 22 de agosto, no formato online, vai acontecer um diálogo com a artista chamado “Roda de Conversa – Artes Visuais e Maternidade”. A atividade integrará a programação da 17ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul e será gratuita. Inscrições podem ser feitas pelo site da UAV Digital.

A classificação indicativa da exposição é livre e pode ser visitada nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.

Serviço
Exposição “mães são artistas são filhas são”, de Viviane Gueller
Período: 19 de julho a 18 de agosto.
Local: Galeria de Arte do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Visitação: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 22h.
Visitação gratuita, presencial e online.