Não é nenhuma novidade que as frutas são cheias de benefícios para a nossa saúde e que, por isso, elas devem ser acrescentadas ao nosso cardápio diário. Elas são ricas em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo e cada tipo de fruta possui quantidades de vitaminas e minerais diferentes. Portanto, a melhor maneira de usufruir do que as frutas têm de melhor é variar no tipo que consumimos.
Para te dar um caminho, cientistas da Universidade William Paterson, localizada nos Estados Unidos, realizaram um estudo para descobrir quais dos alimentos considerados saudáveis (todos de origem vegetal) eram realmente os melhores para a saúde. A avaliação foi feita levando em consideração a quantidade de nutrientes que um alimento possui em relação às calorias. 41 alimentos foram classificados, e deste ranking, apenas 7 são frutas.
Confira como adicioná-las ao seu cardápio:
1. Limão-siciliano
A primeira fruta a aparecer no ranking de mais saudáveis é o limão-siciliano, já que ele possui 53 mg de vitamina C a cada 100 g. Além disso, ele também é rico em magnésio, cálcio, potássio e fibras. Apesar de não ser tão comum na nossa alimentação, principalmente por conta de seu preço mais elevado em relação ao limão tahiti, você pode acrescentar o limão-siciliano de forma regrada a sua alimentação: preparar uma água saborizada com rodelas de limão, misturar suco de limão-siciliano e água com gás para ter um refrigerante caseiro mais natural são algumas das mais formas práticas, saudáveis e gostosas.
2. Morango
Apesar do morango aparecer em segundo na lista de frutas mais saudáveis, ele possui uma quantidade maior de vitamina C do que o limão, por exemplo, sendo cerca de 62 mg a cada 100 g. Para melhorar, ele ainda possui altos teores de ferro, cálcio, magnésio e ácido fólico. Lembrando que a vitamina C ajuda na absorção do ferro, então o morango é um alimento excelente apenas por isso. Ele aparece depois do limão-siciliano porque, de forma geral, o limão-siciliano possui uma variedade de nutrientes maior.
Adicionar os morangos à alimentação é muito fácil, não é mesmo? O TudoGostoso nem precisa dar dicas! Mas não se preocupe porque nós vamos dar mesmo assim. Uma forma rápida e gostosa é preparar aquela vitamina de manhã, usando apenas morango e leite. Se você não gosta muito de leite, não tem problema, você pode usar água ou até mesmo água de coco para fazer um suco muito refrescante, perfeito para os dias mais quentes que estão por vir!
3. Laranjas
É claro que uma das frutas queridinhas no mundo inteiro não poderia ficar de fora do ranking de frutas mais saudáveis, não é mesmo? A laranja ocupa o terceiro lugar principalmente por sua alta quantidade de vitamina C, um benefício que já é para lá de conhecido. E se você pensa que parou por aí, se engana, porque ela também é rica em cálcio, potássio e magnésio.
Assim como as frutas anteriores, a laranja também é bem fácil de colocar no cardápio, e ela ainda tem a vantagem de ser uma ótima opção de sobremesa depois do almoço. Além de ajudar a saciar a vontade do doce, a laranja ajuda na digestão dos alimentos.
4. Limões verdes
Agora, sim, começou a falar a língua dos brasileiros. Para quem não estava muito aberto a adicionar o limão-siciliano na dieta, saiba que os limões verdes também são ricos em vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, cálcio, potássio e fosfato. Esses limões podem ser integrados ao cardápio da mesma forma que o limão-siciliano.
5. Toranja vermelha e rosa
É muito possível que você nunca tenha nem visto uma toranja, não é mesmo? Ela é uma fruta cítrica bem parecida com a laranja, e com um alto teor de vitamina C. Para você ter uma ideia, apenas 3 toranjas são suficientes para atingir a quantidade necessária de vitamina C por dia. O problema? É muito difícil de encontrá-las no Brasil e, quando encontra, é muito caro. Por isso, a nossa dica é investir nas outras frutas que você encontra pela sua cidade com um preço melhor!
6. Amora
A amora vem ocupando o sexto lugar do ranking. Charmosa, doce e fácil de usar em receitas, essa fruta é rica em potássio, magnésio, ferro, manganês e cálcio, sendo a primeira da lista a não ter o foco na vitamina C. Além de tudo isso, ela também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, este último sendo essencial para a eliminação dos radicais livres que causam doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e até câncer.
Como o morango, a amora pode ser usada para fazer sucos e vitaminas, mas também fica uma delícia naquela panqueca de café da manhã ou no bolinho proteico da tarde.
7. Toranja branca
Em último lugar, temos mais uma toranja, e esse tipo também é difícil de encontrar por aqui. Ela faz parte da lista por conta de sua grande quantidade de fibras na parte logo abaixo da casca, sendo uma ótima aliada da saúde intestinal e da digestão. Mas, é aquilo, não é uma fruta fácil de encontrar por aqui e muito menos de adicionar à alimentação.
Fonte: Tudo Gostoso