O conhecimento compartilhado, unindo conteúdos sobre a cultura gaúcha a partir de temas como a construção das identidades, memórias e história do Rio Grande do Sul é o foco do projeto Tertúlia Mestre, que mobiliza estudantes de 21 turmas da Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, em Bento Gonçalves. O projeto terá três etapas e começa no próximo dia 16 de agosto, com atividades teóricas na escola. Depois, dia 13 de setembro, às 19h, os estudantes apresentam coreografias no Ginásio Municipal de Esportes. Por fim, em ação de contrapartida à comunidade, serão feitas apresentações de dança em escolas públicas e na Praça CEU do município.
Aproximando conhecimentos e promovendo ações interdisciplinares, o Tertúlia Mestre mobiliza estudantes do ensino médio da escola e provoca os 720 jovens envolvidos no projeto a abordar, com criatividade e arte, questões relacionadas à cultura gaúcha, indo da identidade e memória à História do Estado. Nesse contexto, o projeto busca incentivar o trabalho pedagógico por meio de pesquisa e cooperação, na construção do conhecimento em distintas áreas da aprendizagem, valorizando a diversidade cultural.
Nesta primeira etapa, dia 16, as 21 turmas apresentam suas pesquisas teóricas com os temas como a Formação histórica, social e geográfica do Rio Grande do Sul; Culturas do Rio Grande do Sul; Literatura, Arte, Música e danças típicas gaúchas; Figurinos e indumentárias locais; Aspectos tradicionalistas do Rio Grande do Sul; Criação do MTG; Diversidade étnica do Rio Grande; Folclore e lendas do Sul; O mito do gaúcho no passado e na atualidade; Coreografias e Cenários desenvolvidas em outras edições do Tertúlia Mestre – o projeto existe desde 2010 – ; e Uso de materiais reciclados nas criações de cenários do projeto.
Na sequência da proposta, a culminância do projeto acontecerá mostrada no dia 13 de setembro, das 19h às 22h30min no Ginásio Municipal de Esportes de Bento Gonçalves. A apresentação artística é mais que apenas um evento de entretenimento; é um convite aos alunos para explorarem novas perspectivas, expressarem-se criativamente e desenvolverem empatia e compreensão. Além disso, o projeto promove habilidade essenciais, como em turma, comunicação e confiança, preparando os alunos para enfrentarem desafios futuros com a criatividade e resili&ec irc;ncia.
Na terceira etapa do Tertúlia Mestre serão realizadas apresentações de dança em escolas públicas de Bento Gonçalves e na Praça CEU do município. A previsão é de que isso aconteça na Semana Farroupilha.
As apresentações na escola serão para alunos e suas famílias. Já no dia do evento no ginásio será mediante compra de ingresso no valor de R$15,00, que podem ser adquiridos diretamente na Secretaria EEEM Mestre Santa Bárbara. Fone: (54) 3452 – 2092. R. Étore Geovane Perizolo, 463 – Humaitá, Bento Gonçalves – RS.
O projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural de Bento Gonçalves, sob coordenação da proponente e diretora da EEEM Mestre Santa Bárbara, Margarida Mendes Protto. A produção cultural é da historiadora Cristine Tedesco.