Premiados em dois dos mais conceituados concursos de vinhos do mundo, os espumantes premium Amitié foram as estrelas da degustação conduzida pela sommelière Andreia Milan e pela enóloga Juciane Casagrande Doro, sócias da marca, no auditório Santander. Amigas de longa data, elas tiraram do papel o sonho antigo de unir suas paixões por vinhos em um projeto feito para revolucionar o mercado. E adivinhem só qual é o atual espumante oficial da Le Cordon Bleu, filial carioca da renomada escola francesa de gastronomia.

“O nome veio dessa parceria, já que amitié significa amizade em francês, e a França é o berço do champagne. Nossa vontade é que os espumantes continuem sendo usados para celebrações entre amigos, mas também ir além e explorar as infinitas possibilidades que eles têm. Inclusive na harmonização. Espumantes vão bem até com feijoada” garantiu Juciane, enquanto oferecia degustações de espumantes Brut, Cuveé e Rosé ao público.

Andreia ressaltou a importância da atuação feminina no meio. “Grandes mulheres sempre estiveram envolvidas com a produção de espumantes. O maior exemplo é a Barbe-Nicole Clicquot, que criou a icônica Veuve Clicquot no final do século XVIII. Com nossos espumantes buscamos manter a elegância e o equilíbrio da bebida” explicou.

Lançada há menos de um ano e produzida na Serra Gaúcha pelo método charmat, a linha conta com cinco diferentes rótulos, dois deles premiados: o Amitié Cuveé Brut recebeu a melhor pontuação entre as vinícolas brasileiras no Decanter World Wine Awards 2019, enquanto os Amitié Brut e Moscatel foram condecorados no 35º Wine Challenge, ambos em Londres.

“Acreditamos na popularização dos espumantes. Hoje o consumo per capita é de apenas 117ml por pessoa, muito baixo, mesmo com o aumento dos bares especializados. Temos um mercado imenso a ser explorado e queremos fazer com qualidade. Em outubro vamos lançar um rótulo especial produzido pelo método champagnoise, que passa pela segunda fermentação em garrafa, mais uma aposta para movimentar o mercado” adiantou Andreia.

Realizado pelo GLOBO com apresentação do Sesc RJ e do Senac RJ e parceria com Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio).

Fonte: OGlobo / Foto: Adriana Lorete / Agência O Globo

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