Imagem: Divulgação

Sem Limites é um espetáculo de dança inclusiva criado a partir da metodologia do DanceAbility. O trabalho foi desenvolvido durante meses de oficinas gratuitas realizadas na Associação dos Deficientes Físicos (ADEF) e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Com direção geral do professor e coreógrafo, Cristian Bernich, o espetáculo foi inspirado no game “Tetris” e reunirá, em cena, 36 pessoas com e sem deficiência. As apresentações serão nos dias 02 e 03 de Junho, no Ginásio Municipal de Esportes de Bento Gonçalves, com entrada gratuita.

O espetáculo “Sem Limites” envolveu muitas pessoas, pois além dos 36 integrantes, teve o engajamento de familiares, voluntários, entidades e secretarias da administração pública. Foram mais de 8 meses de oficinas (com as pausas por causa da pandemia), além dos meses que envolveram o processo de montagem e ensaios. Em entrevista ao Grupo RSCOM, o diretor Cristian Bernich explicou que a escolha da temática do espetáculo, inspirado no jogo de video-game “Tetris”, surgiu a partir da necessidade de aproximar o público através de uma comunicação rápida e lúdica.

“Durante as oficinas, criamos coreografias e propostas de evoluções cênicas entre os participantes. Neste processo criativo apareceu o jogo Tetris, um game que foi febre nos anos 80 e 90 e identificado até os dias de hoje. A ideia se encaixou, pois precisávamos de algo que o público identificasse rapidamente. Ao mesmo tempo, o jogo possibilita muitas movimentações e traz dinâmicas interessantes para propostas coreográficas, elementos cênicos e figurino. Além de ser muito colorido, o que nos encantou e nos deu vontade de trabalhar com essa temática. E é isso que vai estar em cena, o público vai poder ver esse espetáculo colorido, dinâmico, com muita movimentação e a união de pessoas com e sem deficiência em cena, que é algo muito importante”, complementa.

Provar que não há limites para as possibilidades do corpo é o objetivo da iniciativa. As coreografias para o espetáculo foram organizadas e pensadas com esta diversidade, possibilitando apresentar ao público um enredo criado a partir das improvisações e criações coletivas. De acordo com Bernich, os desafios de trabalhar com Pessoas com Deficiência (PCDs) é o que move seu trabalho.

“Trabalhar com PCDs é sempre um desafio. A forma com a qual eles se relacionam com o mundo, como expressam suas emoções no dia a dia é especial. As pessoas sem deficiência, com as quais eu também trabalho na área da dança, tem uma linearidade nas emoções e no controle de seus corpos. Algo que nem sempre as pessoas com deficiência tem. Eles nem sempre conseguem organizar suas emoções. E o copro para eles é um espaço de conhecimento e de exploração. Esse desafio de conseguir explorar as alterações de estado emocional e físico é o que me move. Nos grupos temos pessoas com diferentes tipos de deficiência, seja auditiva, psiquica ou física, e conseguir agregar de uma forma de que todos possam estar inclusos é muito importante”, conclui.

Com financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, as apresentações serão realizadas no Ginásio Municipal de Esportes de Bento Gonçalves, nos dias 02 e 03 de junho. Na quinta-feira (02), em dois horários, às 15h e às 19h30. E na sexta-feira (03), às 15h. A entrada é gratuita.

O DanceAbility é um método para dança, movimento e comunicação não-verbal que integra pessoas com e sem deficiência, permitindo que todos se expressem e colaborem, em uma integração artística. O método foi criando em 1987, por Alito Alessi, pioneiro no campo da dança inclusiva. Este método de trabalho já influenciou grupos com habilidades mistas em diversos países.

Serviço:

Espetáculo “Sem Limites”
Local: Ginásio Municipal de Esportes de Bento Gonçalves
Dia 02/06 – 15h00
Dia 02/06 – 19h30
Dia 03/06 – 15h00
Entrada gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here