O espetáculo teatral COLORindo, do Grupo de Teatro A Gangorra de Caxias do Sul, estreia neste domingo, dia 25, na Praça Dante Alighieri, às 16h, com entrada gratuita. Em caso de mau tempo será transferido para o Teatro Valentim Lazarotto do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho no mesmo horário.

COLORindo é uma montagem com alto teor estético, estésico, poético e teatral. Como o nome do espetáculo sugere, serão realizadas cenas independentes que remetem a emoções/sentimentos associados a cada cor (COLOR) na frente de um painel colorido onde transitam os atores (indo) – COLORindo. Para cada cena um painel de uma cor, representando um sentimento. Para a cena da cor vermelha a paixão, laranja – energia, amarelo – alegria, verde – harmonia, azul – tristeza, lilás – espiritualidade, branco – paz e preto – medo. Nosso objetivo é que a plateia sinta a emoção e o sentimento de cada cor.

As cenas tem um tempo variável de 6 à 12 minutos e, em função disso, serão apresentados na estreia as cores branca, preta, vermelha, laranja, amarela e azul. Em cada nova apresentação a ordem das cores pode ser alterada ou mesmo escolhida.

A representação, o som, a cenografia e o figurino foram executados para sugerir uma ideia não mimética do cotidiano. Um espaço que permite tanto estranhamento como o imaginário.

A ideia não realista está presente também na configuração sonora do espetáculo. Os diálogos e toda a trilha sonora já estão gravados e editados. A trilha sonora foi feita exclusivamente para cada cena com o intuito de reforçar os aspectos dramáticos e emocionais presentes em cada cor/sentimento. Assim, diálogos, trilha sonora e efeitos de som (ruídos, barulhos e demais sons que caracterizam muitas vezes o espaço geográfico, condições de tempo, movimentos e objetos) são combinados com a movimentação dos atores para intensificar e esclarecer cada expressão.

A cenografia, embora seja minimalista aos olhos – um painel de uma cor única para cada cena, é uma engenhoca curiosa onde são enrolados e desenrolados os painéis com as cores. Esse mecanismo confere a cada troca de cena uma atmosfera mágica: é preciso girar manivelas para operar a troca de cor que sobe ou desce – não é touch.

O figurino contrasta com o fundo colorido do painel, pois é todo em tons de branco, preto e cinza, possuindo também contornos nesses tons – como nos desenhos animados. Com isso, pretende-se ressaltar a movimentação dos atores que, de certa maneira, é em hieróglifo em quase todas as cenas. Essa partitura corporal de cada ator também contribui para as “tintas emocionais da cena”.

Ficha técnica
Realização e produção: Grupo de Teatro A Gangorra
Direção artística: Miguel Beltrami
Elenco em participação colaborativa na encenação: Eduardo Matias, Keity Anne Santos Gozzi, Miguel Beltrami, , Rodrigo Busnello, Ronaldo Damasceno Emerich, Vanessa Andreolla
Dramaturgia: Tiago André Vargas
Dramaturgia da cena amarela: Ronaldo Emerchi
Trilha sonora: Alexandre Fritzen
Gravação em estúdio: Joel Vianna Estúdio
Edição e mixagem: Miguel Beltrami
Cenografia: Gnatta Studios (André Gnatta)
Figurinos e adereços: Grupo de Teatro A Gangorra
Fotografias de divulgação: Marcelo Pedroso (Pubbystar) e manipulação digital: Miguel Beltrami
Modelagem e costura dos figurinos: Perato Atelier (Silvia e Eva Cioatto)

O espetáculo COLORindo foi um projeto contemplado com o Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral da Prefeitura de Caxias do Sul – 2022.