Pais, professores, cuidadores e demais profissionais que atuam diretamente com crianças de todas as idades terão a oportunidade de participar da primeira edição do Congresso Desenvolver, programação que aborda as quatro áreas do desenvolvimento infantil em Caxias do Sul. O evento ocorre neste sábado, dia 26 de agosto, na Villa Basilico, em Caxias do Sul, e reúne especialistas gaúchos dentro dos temas desenvolvimento físico/motor, cognitivo, emocional e psicossocial.

Assuntos ligados ao desenvolvimento infantil e que atualmente ganham cada vez mais espaço nas redes sociais serão apresentados com profundidade pelos profissionais que se dedicam a estudar diariamente temas como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), seletividade alimentar, disciplina positiva, parentalidade, a importância de brincar, o estímulo à autonomia e às memórias afetivas.

“A nossa iniciativa em formatar esse congresso é justamente focada em oferecer uma oportunidade única para pais, mães e profissionais se reunirem com grandes palestrantes e aprofundar conhecimentos que, muitas vezes, são difundidos de forma rasa e até errada em espaços como redes sociais. Tudo isso em um dia, otimizando tempo e garantindo uma experiência incrível”, explica uma das fundadoras do projeto, a educadora física e diretora técnica da Pranadar, Giovana Pistore.

A educadora física é mãe do Francisco, de sete anos, e irá palestrar no congresso sobre como construir mais autonomia na infância, com base em especializações cursadas e, claro, nos mais de 20 anos em que se dedica a ensinar natação para crianças da região. “A autonomia está diretamente ligada à autoestima pois dá a sensação de capacidade e responsabilidade, tornando a criança mais confiante. Quanto maior for a autonomia do filho, menos sobrecarregada estará a mãe”, explica.

Além de Giovana, a fotógrafa Vivi Tomas, especialista em fotografia documental de família e com mais de 16 anos de carreira, é também idealizadora do congresso e falará sobre a importância da construção de memórias afetivas no desenvolvimento infantil – algo determinante para que as crianças aprendam mais sobre suas emoções. “Imagine que o cérebro da sua criança é um grande armário sendo montado e com suas gavetas ainda vazias. Enquanto você monta esse armário, vai colocando ‘coisas nas gavetas’. O papel da fotografia nessas memórias é fazer com que elas sejam acessadas facilmente”, exemplifica.

Temas como TDAH e disciplina positiva também serão abordados
O aumento no número de diagnósticos de casos de crianças com autismo e TDAH exige cautela por parte dos pais. No Brasil, estima-se que de 3 a 5% das crianças tenham TDAH, de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção.

O cuidado das famílias é muito importante porque a desinformação, muitas vezes, incentiva a automedicação e até mesmo a criação de ‘rótulos’ nas crianças, que afetam diretamente a sua autoestima e o seu desenvolvimento. Quem falará sobre essa temática no Congresso será a Neuropsicopedagoga Clínica Claudia Fadanelli Stefanon. Ela é especialista em inclusão educacional e alfabetização, e defende uma visão interdisciplinar em diagnósticos deste tipo.

“Muitas vezes, o diagnóstico já é pré-estabelecido antes mesmo da avaliação médica e multidisciplinar. E aí, pronto: os rótulos começam a ser “colados” na criança. Ao concluir o período avaliativo, se a criança realmente é diagnosticada com transtorno, deve-se ter em mente que o rótulo não ajuda! O que fará a diferença são as intervenções realizadas pelos profissionais, pela família e pela escola”, reforça.

Outro assunto que vem despertando interesse de pais e mães que lidam dia a dia com a difícil missão de educar seus filhos é a disciplina positiva, tema que será abordado pelo Mestre e Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento Thiago Rocha. O médico é referência na temática e seguido por milhares de pessoas em suas redes sociais, compartilhando diariamente insights sobre comportamento infantil, autismo, TDAH, timidez infantil, Transtorno de Oposição Desafiante (TOD) e outras questões importantes.

SERVIÇO
1ª Edição do Congresso Desenvolver
Público-alvo: pais, mães, professores, educadores, cuidadores e demais profissionais que tenham interesse na temática do desenvolvimento infantil
Quando: 26 de agosto, das 9h às 18h

Ingressos: online pelo link