Foto: Arquivo Pessoal

A professora e escritora Izabel Pedron apresenta, nesta quinta-feira (23), seu primeiro livro de poesias intitulado “Alter Ego”. O lançamento será no espaço Toca Coletivo Cultural, em Bento Gonçalves, a partir das 19h, e faz parte da programação da Primavera Literária DomQui Sarau Vem celebrar a vida.

Sob o pseudônimo IZZAP., a escritora retrata poesias simples e belas; a simplicidade porque são escritas em linguagem fácil de entender e a beleza por demonstrar a fluência de criar harmonia nas palavras e nos dizeres pessoais e impessoais. A autora constrói seu pensamento pelo silêncio e pela observação de si e do mundo, de outras realidades. A ilustração da capa foi desenvolvida pela sobrinha da autora, Luíza Coser.

Izabel nasceu em Protásio Alves, distrito de Nova Prata, hoje município. Filha dos agricultores José Jacob Pedron e Terezinha Leoratto Pedron, desde menina apreciou a leitura. Segundo ela, escondia-se no sobrado da casa para ler os livros didáticos dos irmãos mais velhos e emocionava-se ao ler Camões; Álvares de Azevedo; Casimiro de Abreu; Fagundes Varella; Castro Alves; Augusto dos Anjos; Fernando Pessoa, entre outros. “Diante da precariedade de livros, lia até fotonovelas americanas; queria conhecer outros mundos; não servia para o serviço da roça. Escrevia diários contando as angústias e as alegrias da vida”, explica Izabel. Jovem, saiu de casa para estudar e trabalhar em Bento Gonçalves, onde reside até hoje.

Graduada em letras e pós-graduada em Linguística, Izabel atua como professora de Literatura e Língua Portuguesa no Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles de Bento Gonçalves. Ali construiu com os alunos e com a escola três livros de poemas, em que constam poemas dela e de outros colegas, além, é claro, dos alunos. Também faz parte da coletânea 2020 dos Novos Poetas Brasileiros.

O livro Alter Ego de Izabel Pedron foi publicado pela Editora Viseu e pode ser adquirido através do site da editora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here