A obra literária “Mergulho” (Editora do Brasil), do caxiense presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica narra a história de uma mãe preocupada e um médico atencioso, que para mergulhar na infância e no universo de uma criança com o espectro autista precisam de muito afeto e sensibilidade.
Escrito por Volnei e ilustrado pela premiada artista carioca Mariana Massarani o livro terá sessão de lançamento no próximo sábado (07/10), às 14h30, no Instituto de Leitura Quindim. O público poderá adquirir o exemplar na hora, na loja (física ou online) do Instituto Quindim, pelo valor de R$ 51,90 cada.
O quarto livro de Volnei Canônica é inspirado e dedicado à uma pessoa muito especial: o afilhado Arthur Canônica Bogno, de 14 anos, que é autista. “O Arthur sempre foi muito generoso comigo e me pegou pela mão para mergulhar nesse oceano de possibilidades e diversidade. Aprendi muito com ele. Cada criança é única sendo ela neurodivergente ou neuroatípica”, afirma Volnei.
Ainda que retrate o universo do Transtornos do Espectro Autista (TEA), a obra não segue a linha didática. Pelo contrário. É uma poesia visual direcionada a todas as crianças, de todas as idades, para que cada leitor possa se divertir conhecendo a trajetória desse médico e dessa mãe, que são conduzidos pelo menino para o fundo do mar. Um mar de possibilidades e descobertas. Um mar que apresenta de forma sensível inquietações e comportamentos comuns às muitas crianças autistas, tais como: a hipersensibilidade ao toque, ao som, e a dificuldade na comunicação e com a metáfora.
O traço da ilustradora Mariana Massarani, uma pesquisadora do universo marinho, não só dialoga com a narrativa verbal, mas ressignifica toda a história tornando o livro um objeto único em que palavras e imagens se entrelaçam harmonicamente nessa experiência literária. A artista apresenta um imenso oceano de diversão, curiosidades e afetos. Mariana tem um traço que representa a infância na sua complexidade e completude. As ilustrações de “Mergulho” trazem a surpresa, o humor, o ineditismo e a filosofia. Todas essas, características presentes na infância.
“Nasci e moro na beira do mar. Então, foi bom demais ilustrar um texto tão poético e curto, porém imenso de significados. Esse livro é a minha praia, fauna e flora marítima misturados com um menino e a mãe. Com o ‘Mergulho’ do Volnei nadei de braçada no ambiente marinho e literário”, relata Marina.
Sobre o autor:
Volnei Canônica é formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela UCS, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. É Presidente do Instituto de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social, o programa Prazer em Ler. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura.
Em 2020, lançou seu primeiro livro para a infância, “Tanta Chuva no Céu”, ilustrado pelo equatoriano Roger Ycaza. A obra recebeu em 2021 o 1º lugar na categoria Literatura Infantil – Prêmio Sylvia Orthof, concedido pela Biblioteca Nacional; em 2020, a Revista Quatro Cinco Um, veículo especializado em literatura, escolheu o livro como um dos 14 melhores lançamentos para a infância e juventude. Em março de 2021, foi anunciado como um dos 13 escolhidos para receber o Selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura. A honraria é dada pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC – Rio (iiLer) e pela Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. “Tanta Chuva no Céu” também foi premiado na categoria Ilustrations for the Works for Children and Youth (Ilustração de Livros para Crianças e Jovens), do “Image of the Book”, XIV Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros. A premiação foi realizada na Rússia.
Programe-se:
Lançamento do livro “Mergulho” (Editora do Brasil), de Volnei Canônica
Data: 07/10
Horário: 14h30min
Local: Instituto de Leitura Quindim (Rua Sinimbu, 1670 – 6º andar – Centro, Caxias do Sul)
Entrada Gratuita