Foto: Início das aulas da EPD em 2024/Foto por Rafaela Trevisan
A Escola Preparatória de Dança (EPD) de Caxias do Sul iniciou as atividades com duas turmas iniciantes na última terça-feira (09/04). A Escola habilita os alunos a se formarem e, caso desejem, a explorarem oportunidades no meio artístico.
O pequeno Guilherme Alves dos Santos, 9 anos, estava muito empolgado para esse retorno e aproveitou o primeiro dia para revelar para os colegas um pouco de seus sonhos e aspirações. “Eu escolhi a dança porque minha mãe falou que é algo que eu tenho talento. Eu tenho o sonho de aparecer na TV e eu gosto muito de dança e música, acho que os dois podem me ajudar a chegar lá. Teatro, música, dança, eu gosto muito desse tipo de coisa”, disse.
Foto: Guilherme Alves dos Santos/Foto por Rafaela Trevisan

Já Isabelle Bastian, 10 anos, contou sobre quando a dança passou a fazer parte de sua vida. “Desde os cinco anos eu sou apaixonada por dança e música. Na época eu queria muito cantar, mas agora eu gosto muito mais de dançar! Eu danço o que vier na minha cabeça, todos os tipos de músicas e filmes que dá pra dançar, eu aproveito bastante”, revelou empolgada.

Foto: Isabelle Bastian/Foto por Rafaela Trevisan

A coordenadora da Unidade de Dança da SMC, Paula Giusto, destacou qual o objetivo da EPD desde sua fundação. “Não lecionamos apenas dança. Temos aula de circo, teatro, teoria, história da dança e uma variedade de gêneros musicais. A ideia é que a criança possa, se ela não quiser seguir carreira dentro das artes, usar isso com formação cidadã, para criação do senso crítico dela, para realmente proporcionar a eles um pouco de cultura”, argumentou.

Escola Preparatória de Dança

A EPD completa 26 anos de atuação em agosto de 2024. Com serviços disponíveis desde 1998, a escola já teve mais de 2 mil alunos e formou cerca de 500. Esse ano, seis turmas já estão a todo vapor; duas em cada turno, duas vezes na semana. No total, a escola conta com 15 professores.

A escola funciona de março a dezembro. Os interessados em ingressar precisam ter entre oito e 14 anos, ser aluno da rede pública de ensino, bolsista da rede privada ou integrantes de instituições de assistência social de Caxias do Sul, e passar por audição. Todo ano novas turmas são abertas. O processo é divulgado anualmente pela Secretaria da Cultura.