
O mais tradicional entre os blocos de rua de Caxias do Sul, o Bloco da Velha não irá sair em 2026. A decisão foi comunicada nesta quinta-feira pelos organizadores, representados pelo idealizador Guilherme Martinato. O motivo alegado é a dificuldade em captar os recursos necessários para manter uma infraestrutura parecida com a dos anos anteriores, que permitiram levar cerca de 60 mil foliões à Rua Plácido de Castro, de forma gratuita.
Embora tenha conseguido aprovar o projeto junto à Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o bloco não conseguiu ser contemplado em nível estadual e nem captar recursos federais junto à iniciativa privada. Sem esse complemento orçamentário, a estrutura necessária para garantir a segurança de 60 mil foliões e a qualidade artística do evento tornou-se financeiramente inviável para uma realização privada.
“Trabalhamos 15 anos para oferecer um evento gratuito e seguro. Não podemos colocar o público em risco ou comprometer a história do Bloco sem o suporte financeiro adequado”, aponta organização, em nota oficial.
A edição deste ano seria a 14ª do bloco, criado em 2011 pela equipe da Do Arco da Velha Livraria e Café, e que sempre teve como data o domingo de Carnaval. Neste ano, a realização iria ocorrer em parceria com a AM9 Produções. Desde 2023, o evento integra o calendário oficial do município.
Com informações de GZH