De 12 a 14 de setembro, municípios terão apresentações artísticas, feira criativa e exposição
O projeto Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha, que está percorrendo cidades da região com atrações culturais gratuitas, chega a Veranópolis, na próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, e a Bento Gonçalves, no sábado e domingo, dias 13 e 14 de stembro. As atrações vão reunir arte, cultura e música e serão realizadas nas Ruas Cobertas dos municípios.
A programação para os veranenses será na sexta (12), a partir das 19h30. Jalile, mineira radicada em Porto Alegre, traz em seu show uma mistura de pop contemporâneo, R&B e groove, com pitadas de indie-brega e funk brasileiro. Já às 21h, Bibiana Petek celebra os 10 anos de lançamento do seu primeiro disco com uma apresentação de releituras de clássicos da MPB e composições autorais.
No sábado (13), é a vez de Bento Gonçalves receber o festival. Quem abre os trabalhos, às 16h, é a cantora Lela Rosanelli, que interpreta canções autorais lançadas ao longo de sua trajetória artística. Às 17h, “Oderiê y As Flechas” traz ao palco a ancestralidade negra e indígena. Mesclando dança, música eletrônica, orgânica e ancestral, a apresentação de Oderiê Chayúa reivindica identidade, demarcação e o respeito à autonomia dos povos. Na sequência, a partir das 18h, a banda Blackbirds comemora 28 anos de estrada com o retorno da formação clássica que gravou os cinco álbuns do grupo. Bibiana Petek encerra as apresentações às 19h30.
O segundo dia de shows na capital brasileira do vinho reserva mais quatro atrações. A cantora e multi-instrumentista Alice Kranen sobe ao palco às 16h, com seu repertório autoral de rock, pop, jazz, blues e MPB. Na sequência, às 17h15, Camila Balbueno canta pop, rock gaúcho e milongas. O show é seguido por Felli Dalbosco (18h30), que faz um tributo poético à comunidade LGBTQIA+, entre canções autorais, releituras e recitativos. Para encerrar o domingo, às 19h30, os 40 anos de história de Frank Jorge e banda são relembrados com clássicos de Graforréia Xilarmônica, Cascavelletes e Cowboys Espirituais.
O Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha já passou por Caxias do Sul e Garibaldi, e faz a última parada desta edição no dia 7 de de outubro, em Vila Flores. No total, o projeto levará 24 shows gratuitos à comunidade da Região.
Outras atrações
Além da programação musical, a fotografia também ganhará espaço na agenda do Soul Duetos em Bento Gonçalves, com a exposição “Soul Duetos: Do Som à Imagem”, nos dias 13 e 14 de setembro, na Rua Coberta. A mostra apresenta uma linha do tempo com registros das edições anteriores do evento, sob a curadoria de Liliane Giordano e trabalho da fotógrafa Tatieli Sperry.
O público de Veranópolis e Bento Gonçalves também poderá curtir o fim de semana com os produtos da Feira Criativa. Na sexta (12), a partir das 19h, a comercialização de produtos artesanais fica por conta da ARTEVE (Associação dos Artesãos de Veranópolis). Já no sábado (13) e no domingo (13), em Bento, o Soul Duetos recebe os expositores da Criar Feiras.
O Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha é viabilizado com recursos do Edital Sedac nº 32/2024 – PNAB RS – Música, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Produção: Volume Um Produtora. Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal. Mais informações sobre as atividades são divulgadas no perfil do Instagram @caxiassoulduetosoficial.
Serviço
:: O que: shows do projeto Soul Duetos Serra Gaúcha em Veranópolis e Bento Gonçalves.
:: Quando: sexta (12), sábado (13) e domingo (14).
:: Onde: sexta (12), na Rua Coberta, em Veranópolis; sábado (13) e domingo (14), na Rua Coberta (Dr. Rolando Gude, 11-187, Planalto), em Bento Gonçalves;
:: Quanto: entrada gratuita.
Programação
:: Sexta (12): Jalile (19h30) e Bibiana Petek (21h), em Veranópolis;
:: Sábado (13): Lela Rosanelli (16h), Oderiê y as Flechas (17h), Blackbirds (18h) e Bibiana Petek (19h30), em Bento Gonçalves;
:: Domingo (14): Alice Kranen (16h), Camila Balbueno (17h15); Felli Dalbosco (18h30) e Frank Jorge (19h30), em Bento Gonçalves.
Sobre o Soul Duetos
Realizado pela primeira vez em 2014, sob o nome Caxias Soul Duetos, o circuito contou com edições também em 2015, 2017 e 2024. Nesta quinta edição, em 2025, passou a se chamar Soul Duetos Serra Gaúcha, com a inclusão de outras cidades da região no circuito. O projeto busca apresentar a renovação da cena musical por meio da ocupação de espaços públicos, da formação de plateia e de parcerias com artistas locais e nacionais. O “Soul”, presente no título, é uma metáfora para o encontro da música com a alma, tendo o palco como ponto de convergência.