
Mais de 110 profissionais da cultura participaram da circulação do Soul Duetos Serra Gaúcha, de agosto a outubro, nos municípios de Caxias do Sul, Garibaldi, Veranópolis, Bento Gonçalves e Vila Flores. O número envolve cantores, instrumentistas, técnicos de som e luz, equipes de apoio e produção. No total, o projeto levou 23 shows gratuitos à comunidade, além de debates, oficinas, workshops e exposição fotográfica itinerante.
Para Jorge de Jesus, idealizador do circuito, a primeira edição regional do Soul Duetos trouxe o protagonismo de mulheres na grade de atrações. “Pela primeira vez, o projeto saiu de Caxias do Sul, nossa cidade de origem. Foi tudo novo e com grandes parcerias junto a prefeituras da região, que abraçaram a ideia. Vários artistas jovens se destacaram no palco, como Beili, Feli Dalbosco, Alice Kranen, Oderiê, Anna Perin, Bibiana Petek”, avalia o produtor.
Além dos 23 shows de música, a programação contou com dois painéis intitulados “Produzir Cultura”, que pôs em pauta as diversas etapas da produção cultural, duas oficinas de teatro com a atriz Aline Tanaã e três workshops de bateria com o músico Mateus Bicca Sabbi. Também fizeram parte do circuito exposição com fotos de Tatieli Sperry e curadoria de Liliane Giordano, como ainda peça de Odelta Simonetti e espetáculo de bonecos de Nelson Haas.

Outro destaque ficou por conta da diversidade de espaços que receberam as atividades. Foram 11 locais: em Caxias do Sul, Ponto Coletivo, Centro de Cultura Ordovás e Helen Keller; em Garibaldi, os centros culturais ECOA, Didarte e Platô; em Veranópolis, a Casa da Cultura e a Rua Coberta; em Bento Gonçalves, a Fundação Casa das Artes e a Rua Coberta; por fim, em Vila Flores, o Auditório Municipal.
“Cada cidade escreveu um capítulo único dessa jornada repleta de arte, diversidade e encontros. Foram palcos que pulsaram cultura, talentos que se encontraram e um público que fez cada apresentação valer a pena”, comemora o idealizador.
O Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha foi viabilizado com recursos do Edital Sedac nº 32/2024 – PNAB RS – Música, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Produção: Volume Um Produtora. Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal.
Sobre o Soul Duetos
Realizado pela primeira vez em 2014, sob o nome Caxias Soul Duetos, o circuito contou com edições também em 2015, 2017 e 2024. Nesta quinta edição, em 2025, passou a se chamar Soul Duetos Serra Gaúcha, com a inclusão de outras cidades da região. O projeto busca apresentar a renovação da cena musical por meio da ocupação de espaços públicos, da formação de plateia e de parcerias com artistas locais e nacionais. O “Soul”, presente no título, é uma metáfora para o encontro da música com a alma, tendo o palco como ponto de convergência.