Música

"Queen – Um Legado Sinfônico" encanta cerca de 11 mil pessoas no 18º Concerto da Primavera de Caxias do Sul

Foto: Cerca de 11 mil pessoas prestigiaram o 18º Concerto da Primavera na manhã deste domingo (28), em Caxias do Sul/Crédito Bruno Zulian
Foto: Cerca de 11 mil pessoas prestigiaram o 18º Concerto da Primavera na manhã deste domingo (28), em Caxias do Sul/Crédito Bruno Zulian

A harmonia da primavera foi regida ao som de clássicos do rock internacional e nem mesmo o céu nublado e a chuva tiraram o embalo de uma plateia calorosa. Foi assim que o estacionamento do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul se transformou em um grande palco de celebração neste domingo (28). Cerca de 11 mil pessoas prestigiaram o 18º Concerto da Primavera, que trouxe como temática Queen – Um Legado Sinfônico. O evento gratuito é uma promoção da Unimed Serra GaúchaUniversidade de Caxias do Sul Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.

Sob a direção artística e regência do maestro Manfredo Schmiedt, a UCS Orquestra apresentou uma seleção dos maiores sucessos da icônica banda britânica. Clássicos como Bohemian RhapsodyWe Will Rock YouDon’t Stop Me Now e We Are the Champions ganharam uma nova dimensão, harmonizados com os arranjos sinfônicos e os coros da Unimed e da UCS.

O cantor Beto Vianna foi o solista convidado e, junto aos coros, conduziu o público a cantar e se emocionar junto em diversos momentos, como na canção Love of My Life. Tradição no concerto, o público pediu bis e foi brindado com We Are the Champions, encerrando a manhã em coro com milhares de vozes

O público também aproveitou para apreciar o clima da estação, ocupando o espaço dos gramados e áreas sombreadas para curtir o momento com a família. Distribuição de água, chimarrão, protetor solar e atrações para crianças completaram o festival.

O maestro Schmiedt exaltou o sucesso de mais uma edição e a presença do público que, mesmo com a instabilidade do clima, prestigiou o espetáculo.      

“Estávamos apreensivos com a previsão de chuva ao longo do dia, mas foi uma alegria ver o público comparecer em massa para prestigiar o concerto. Trocar essa energia com tantas pessoas é algo realmente sensacional e nos deixa muito felizes com o resultado. Já estamos pensando em algo muito especial para a próxima edição, para emocionar e surpreender novamente a comunidade”, destacou o maestro.

Durante a abertura, representantes da Unimed Serra Gaúcha e da Universidade de Caxias do Sul destacaram a importância de iniciativas culturais gratuitas e comemoraram mais uma edição do tradicional Concerto da Primavera.

O presidente da Unimed Serra Gaúcha, Dr. André Leite, ressaltou que o concerto simboliza o compromisso da cooperativa com a comunidade.      

“Para nós, da Unimed Serra Gaúcha, é um orgulho enorme estarmos presentes em mais um ano dessa trajetória, ao lado da UCS e de todos que acreditam na força desse evento. A primavera simboliza o renascimento, a esperança e a renovação dos sentimentos e esse é exatamente o espírito que queremos compartilhar com a comunidade. Somos uma cooperativa de médicos que tem como missão cuidar da vida das pessoas e, nesse compromisso, também está o incentivo à cultura e ao convívio comunitário”, exaltou.

O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, deu as boas-vindas ao público e disse que a universidade estará sempre de portas abertas.    

“Há 58 anos mantemos o compromisso de promover a formação integral. Essa formação envolve também a estética, a cultura, o cuidado, a beleza da natureza, os nossos museus e zoológico. Há 18 anos, temos a felicidade de contar com a parceria da Unimed para fortalecer essa missão, levando à comunidade um espetáculo que une arte, cultura e convivência”, finalizou.

Com 18 edições já realizadas, o Concerto da Primavera consolida-se como um dos eventos culturais mais aguardados da região, reunindo gerações e celebrando a música como linguagem universal. E a organização já convida o público a marcar na agenda: em 2026, a magia da música e da primavera voltará a Serra Gaúcha em mais uma edição inesquecível.

O quê: Concerto da Primavera: Queen – Um legado sinfônico;
Apresentação: 
UCS Orquestra;
Participação especial: 
solista Beto Vianna e coros da Unimed e da UCS
Direção artística e regência: 
maestro Manfredo Schmiedt;
Apoio cultural: 
Unimed Serra Gaúcha;
Realização: 
Universidade de Caxias do Sul – UCS;
Apoio: LionsEduC e Sescoop;
Financiamento: 
Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Secretaria Municipal da Cultura e Prefeitura de Caxias do Sul.