Música

OSPA comemora 150 Anos da Imigração Italiana interpretando sucessos da ópera

Foto: OSPA/Crédito Vinícius Angeli
Foto: OSPA/Crédito Vinícius Angeli

Os momentos mais emocionantes da ópera italiana estão no concerto Sentimenti dell’Anima, que a  Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) realiza em Porto Alegre e Caxias do Sul. Com esta apresentação, a Orquestra, que é uma fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), dá continuidade às comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Estado. Na sexta-feira (23/05), a OSPA sobe ao palco do UCS Teatro, em Caxias, às 20h. No dia seguinte, sábado (24/05), o concerto é às 17h no Complexo Cultural Casa da OSPA, na capital gaúcha. Além de 90 músicos, que estarão sob a batuta do maestro Manfredo Schmiedt, dois cantores de renome internacional foram convidados para interpretar os solos: Carla Domingues e Martin Muehle

Com peças vocais e instrumentais, o mesmo programa será apresentado nas duas cidades. Em Caxias do Sul, o concerto é realizado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul e a Prefeitura Municipal, com o apoio do Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul e Sicredi Pioneira. O público terá a oportunidade de conferir a OSPA gratuitamente, mas é preciso garantir o ingresso antecipadamente – os últimos ingressos estão disponíveis no Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul.

Em Porto Alegre, os ingressos estão à venda a preços acessíveis pela plataforma Sympla. Antes da performance, será realizada a palestra Notas de Concerto, ministrada pela pianista Olinda Allessandrini, às 16h, na Sala de Recitais. Apenas em Porto Alegre haverá transmissão ao vivo do concerto e da palestra pelo YouTube, no canal da OSPA.

Sobre o programa

O programa do concerto Sentimenti dell’Anima (“Sentimentos da Alma”), como indicado no título, promete emocionar o público com peças que vão do romance à melancolia e da alegria ao sofrimento. Para interpretar as músicas de vocal desafiante, a soprano Carla Domingues e o tenor Martin Muehle se alternam no palco. Carla mostra todo o seu virtuosismo em Concerto para Coloratura e Orquestra, do compositor russo Reinhold Glière (1875-1956). “Ao longo da minha trajetória, este concerto sempre teve um papel significativo, representando tanto um desafio técnico quanto uma fonte de intensa emoção”, compartilha a soprano. Logo depois, ela interpreta a famosa Ária da Violeta, da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi.

O tenor Martin Muehle será solista em três obras, começando pela emocionante E Lucevan le Stelle da ópera Tosca, de Giacomo Puccini (1858-1924), que mostra o personagem Mario despedindo-se do seu grande amor. De Giuseppe Verdi (1813-1901), Muehle canta Niun me Tema, ária da ópera Otello, na qual o personagem-título se desespera com a morte da amada. Por fim, ele interpreta a ária que ficou mundialmente famosa na voz de Luciano Pavarotti: Nessun Dorma, da ópera Turandot, de Puccini.

O concerto também conta com três peças instrumentais: a vibrante abertura da ópera cômica Il Segreto di Susanna, de Ermanno Wolf-Ferrari (1876-1948), a dramática Intermezzo, da Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni (1863-1945), e Pini di Roma, obra icônica de Ottorino Respighi (1879-1936)Essa última é um poema sinfônico sobre Roma no qual cada um de seus quatro movimentos evoca um aspecto diferente das árvores e da cidade. Para o maestro, é uma obra perfeita para comemorar os 150 anos da Imigração Italiana: “Pini di Roma reflete uma mistura de modernidade orquestral com um profundo vínculo com a paisagem e o legado de sua terra natal”.

Sobre Carla Domingues (solista)

A soprano Carla Domingues, natural de Canguçu (RS), é Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Pelotas/RS e Doutora em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua como solista em recitais, concertos e óperas à frente de importantes orquestras do Brasil, Uruguai, Chile e Itália. Em 2022, fez sua estreia no Theatro São Pedro, em São Paulo, como Zerbinetta em Ariadne em Naxos, de Strauss, retornando em 2023, como Despina em Così fan Tutte, de Mozart. Atualmente, é professora de canto e técnica vocal na Escola de Música da Camerata Florianópolis e coordenadora do grupo Prática de Ópera.

Sobre Martin Muehle (solista)

Nascido em Porto Alegre, Martin Muehle é hoje um dos tenores brasileiros de maior projeção internacional. Apresentações recentes incluem Calaf em Turandot na Ópera Nacional Holandesa e no Teatro Real de Madrid, e Des Grieux em Manon Lescaut na Deutsche Oper Berlin. Já atuou em importantes teatros, como Arena di Verona, Teatro Massimo e Bolshoi, destacando-se em Lohengrin e Aida. Também participou de concertos com renomadas orquestras, sendo solista em obras como o Requiem de Verdi e Das Lied von der Erde, de Mahler.

Sobre Manfredo Schmiedt (regente)

Com uma destacada carreira na regência coral e orquestral, Manfredo Schmiedt é o atual diretor artístico da OSPA. Mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduado pela UFRGS (BR), recebeu as distinções Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award. Foi regente convidado de prestigiadas orquestras e atuou por mais de 30 anos no Coro Sinfônico da OSPA e 18 anos como diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da UCS.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE

SENTIMENTI DELL’ANIMA – 150 Anos da Imigração Italiana

Série Interior – Caxias do Sul

Quando: Sexta-feira (23/05), às 20h.

Onde: UCS Teatro (Rua Francisco Getúlio Vargas, 1.130 – Caxias do Sul)

ENTRADA FRANCA*

*Últimos ingressos disponíveis no Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul (na CIC Caxias).

Série Casa da OSPA – Porto Alegre

Quando: Sábado (24/05).

Início do concerto: às 17h. Palestra Notas de Concerto: às 16h, com Olinda Allessandrini.

Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).

Ingressos: de R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.

Bilheteria: em sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da OSPA no dia do concerto, das 12h às 17h.
Transmissão ao vivo: às 16h (Notas de Concerto) e às 17h (concerto) no canal da OSPA no YouTube.

Mais informações: ospa.rs.gov.br

Estes eventos disponibilizam medidas de acessibilidade.

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

PROGRAMA

Ermanno Wolf-Ferrari | Abertura da ópera Il segreto di Susanna

Reinhold Glière | Concerto para Coloratura e Orquestra, Op. 82

Giacomo Puccini | E lucevan le stelle da ópera Tosca

Giuseppe Verdi | Ária da Violeta (È Strano… Ah, Fors’è Lui… Sempre Libera)

Giuseppe Verdi | Niun me tema da ópera Otello

Pietro Mascagni | Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana

Giacomo Puccini | Nessun Dorma

Ottorino Respighi | Pini di Roma

Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Solistas: Carla Domingues e Martin Muehle

Regente: Manfredo Schmiedt