Música

Músico Silas Isidio lança seu primeiro EP em Bento Gonçalves

Foto: Reprodução Instagram
Foto: Reprodução Instagram

Neste sábado, 06 de setembro, o músico e compositor Silas Isidio lança nas plataformas digitais o EP “até que não seja”, seu primeiro trabalho oficial. A obra reúne cinco faixas que transitam entre indie, Bossa Nova e a nova MPB, com referências a Rubel, Phill Veras, Tim Bernardes e João Manô.

O projeto foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, por meio do Edital Cultura – Direito e Transformação, recebendo R$ 35.580,00. Esse investimento público foi fundamental para viabilizar a produção do EP, permitindo que um artista emergente pudesse registrar e compartilhar seu trabalho de forma profissional.

Silas destaca a importância desse apoio: “Esse primeiro trabalho oficial mais longo marca o início da minha carreira de compositor e acredito que será uma belíssima contribuição para o cenário da música autoral na Serra Gaúcha. Incentivos como esse do Fundo Municipal possibilitam um trabalho que, muitas vezes, só seria possível dentro desse cenário em específico.”

Natural de Pernambuco e morando em Bento Gonçalves desde 2021, Silas se apaixonou pelo violão há mais de 10 anos. Depois de idas e vindas, reencontrou na Bossa Nova sua principal inspiração. “A ideia da primeira e segunda música é trazer esse toque mais romântico e leve, mas que posteriormente é quebrado e acaba resultando em toda dor contada nas próximas. Esse álbum foi construído a partir de músicas de épocas diferentes, mas que acabavam por conversar entre si.”

Silas já acumula conquistas importantes: foi campeão de Música Autoral no Festival Parreirais da Canção 2024, em Bento Gonçalves, e participou da trilha sonora do curta-metragem “De todos os não ditos”, de Carolina Becker, em Caxias do Sul.

O secretário de Cultura, Evandro Soares, também destacou o papel do Fundo Municipal: “A política pública cultural tem uma vertente de criar espaços para novos nomes das artes. Silas Isidio é um artista emergente que está trilhando um caminho próprio e de renovação do cenário, além de projetar uma carreira promissora. Nossa missão também é oportunizar e ampliar o processo artístico e cultural, e Silas chega para mostrar a sua cara e o seu talento. Boas-vindas ao músico que lançamos.”

O EP “até que não seja” pode ser acessado a partir de hoje nas plataformas digitais.