Música

Grupo de Cordas da UCS apresenta concerto Cordas Brasileiras, Vozes Italianas

Foto: Concerto Cordas Brasileiras, Vozes Italianas/Crédito Pedro Giles
Foto: Concerto Cordas Brasileiras, Vozes Italianas/Crédito Pedro Giles

A Música de Câmara e o Canto Lírico dão o tom da série de concertos denominada “Cordas Brasileiras, Vozes Italianas”, que o Grupo de Cordas da UCS começa a apresentar no próximo domingo, dia 28 de setembro, às 20h, na Catedral Diocesana Santa Teresa, em Caxias do Sul. Além da formação da UCS, a apresentação gratuita conta com dois solistas, a soprano Karina Dante e o tenor Maicon Cassânego, contando ainda com a participação do pianista Wagner Maciel. Depois de Caxias, o projeto circula por mais cinco cidades.

O concerto “Cordas Brasileiras, Vozes Italianas” foi concebido para celebrar a Música de Câmara através de compositores consagrados da música brasileira e de obras dos grandes compositores da Ópera italiana. A formação para esse espetáculo conta com dez integrantes combinados em uma seção de Cordas, para garantir as nuances e timbre orquestral, acompanhamento de piano, para ampliar a sonoridade do grupo e expandir as possibilidades de repertório, e cantores solistas, que trazem para o programa a expressividade da voz através do Canto Lírico.

O concerto acontece em dois momentos. Na primeira parte o Grupo de Cordas da UCS apresenta um repertório camerístico de compositores brasileiros como Carlos Gomes, Ernani Aguiar, Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos, entre outros. O segundo momento é protagonizado pelo Canto Lírico através de Duetos e Árias das mais famosas óperas italianas como La Traviata, de Verdi, e Turandot, de Puccini, interpretados pelos solistas, pianista e Grupo de Cordas.

O objetivo desta série de concertos é conectar as pessoas com a Música de Câmara escrita por compositores que buscaram, no século XX, a identidade nacional. Além disso, o projeto mostra ainda a representatividade do canto lírico italiano através de compositores que construíram a sonoridade do canto lírico.

Prevendo em cada apresentação uma contextualização do repertório em relação ao período histórico, temáticas e estilo musical, a série de apresentações mostra que a música brasileira de câmara transcende a tradição da música ocidental por trazer, desde o nacionalismo, a sonoridade do país e suas regiões traduzida em linguagem para essa a formação de cordas. Os compositores selecionados para este Concerto são a história da música brasileira e, logo, é de suma importância mantê-los no presente. Já as árias de óperas italianas foram selecionadas por se tratar de uma forma de atuação cênica e com uma n arrativa textual. Cada peça carrega histórias de sentimentos, romances, trabalho e emoção e, assim, geram empatia com o público que reage com admiração e entusiasmo.

“Cordas Brasileiras, Vozes Italianas” reúne, também, músicos e cantores que possuem larga experiência em grande orquestra, música de câmara e solo, oferecendo ao público um momento de entrosamento, desenvoltura e carisma.

Depois da apresentação em Caxias do Sul, o concerto será apresentado nas cidades de Canela, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha e São Sebastião do Caí. 

O projeto é realizado por meio da Lei Rouanet com patrocínio de Anay Fitas, G.Paniz, Multiflon, HD Parts, Perfilisa e Voestalpine Meincol. O apoio é da UCS – Universidade de Caxias do Sul. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal e Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC.

Cordas Brasileiras, Vozes Italianas – Repertório

Primeira parte:

– Sonata em Ré “Burrico de Pau” – Antônio Carlos Gomes (1836–1896)
IV. Vivace (O Burrico de Pau)

– Adágio para Cordas – Alberto Nepomuceno (1864–1920)

– Bachianas Brasileiras nº4 – Heitor Villa-Lobos (1887–1959)
I. Prelúdio

– Ponteio – Claudio Santoro (1919–1989)

– Quatro Momentos nº3 – Ernani Aguiar (1950)
I. Tempo de Maracatu
II. Tempo de Cabocolinhos
III. Canto
IV. Marcha

– Mourão – César Guerra Peixe (1914–1993) / Clóvis Pereira (1932)

Segunda parte:

– Pur ti miro, pur ti godo – C. Monteverdi (1567-1643) Ópera L’Incoronazione di Poppea

– Ombra mai fu – Georg F. Händel (1685–1759) Ópera Xerxes

– La ci darem la mano – W.A. Mozart (1756–1791) Ópera Don Giovanni

– Nessun dorma – Giacomo Puccini (1858–1924) Ópera Turandot

– O Mio Babbino Caro – Giacomo Puccini (1858–1924) Ópera Gianni Schicchi

– La donna è mobile – Giuseppe Verdi  (1814–1901) Ópera Rigoletto

– Va, pensiero – Giuseppe Verdi (1813–1901) Ópera Nabucco

– Brindisi – Giuseppe Verdi (1813–1901) Ópera La Traviata

Grupo de Cordas da UCS:

Violinos I – Rodrigo Maciel e Wagner Rezer

Violinos II – Emerson Aguiar e Joana Ventura

Violas – Carlos Zinani

Violoncelo – Reginaldo Araldi

Contrabaixo – Fábio Alves

Solistas:

Karina Dante – Soprano

Maicon Cassânego – Tenor

Piano:

Wagner Maciel

Sobre os solistas:

Karina Dante é Bacharel em Música e especialista em Produção Cultural, Canto e Expressão e Pedagogia Vocal. Tem diversas formações complementares na área da música, com participação em masterclasses, cursos e oficinas de ópera, além de participação em oficinas e festivais da área do canto. Participa como solista de diversas apresentações, concertos e espetáculos realizados na região junto com a Orquestra Sinfônica da UCS e outras formações.

Maicon Cassânego é tenor lírico Graduado em Bacharelado em Música – Habilitação em Canto, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem atuação em diversos concertos junto à Orquestra Sinfônica da UCS e outras formações da região. Também atua como solista em espetáculos, concertos e óperas realizados em Caxias do Sul e em outras cidades brasileiras.