Foto: Temporada da Cultura Negra 2024/Créditos Tatieli Sperry
Foto: Temporada da Cultura Negra 2024/Créditos Tatieli Sperry

Criada com o objetivo de reconhecer e promover a diversidade étnica e cultural de Caxias do Sul, a Temporada da Cultura Negra dá visibilidade às ações da cultura negra, estimula atividades que valorizam a negritude e fortalece as manifestações da cultura popular brasileira. A iniciativa também busca oferecer acesso gratuito a apresentações artísticas de qualidade e fomentar a produção local. A programação segue até 2 de dezembro com atividades distribuídas por diferentes regiões da cidade, e neste fim de semana também movimenta a Estação Férrea com uma série de atrações culturais gratuitas para todas as idades.

Na sexta-feira, 21 de novembro, ocorre a Apresentação Cultural e Roda de Mestres e Graduados com a comunidade, realizada pelo Grupo de Capoeira Muzenza, das 19h às 21h. A ação evidencia a força da capoeira como expressão cultural, educativa e comunitária, aproximando mestres, graduados e público em um encontro aberto, além de fazer parte da Semana Municipal da Caopeira. 

No sábado, 22 de novembro, às 15h, a Estação recebe o Hip Hop N’Ativa Zona Central, que nesta edição apresenta uma programação formada exclusivamente por grupos de rap e intervenções de DJs. Os sets ficam por conta de DJ Hood, DJ Jara, DJ Léo e DJ Natanael. Na sequência, sobem ao palco os grupos e artistas Di Noia, UZN, Zona de Impacto, Subversivos, Dayendji, Facção Sul, MC Nanda e Leléco Dikaios. A tarde promete evidenciar a força da cultura urbana.

Encerrando o fim de semana, o Festival de Bandas – Reggae será o destaque do domingo, 23 de novembro, a partir das 15h, com apresentações das bandas Bençamãe, Jeffy Fiver e Calmamente Reggae. O festival convida o público para uma tarde de boa música e energia na Estação Férrea.