Nesta quinta-feira, dia 16 de outubro, o Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves recebe o espetáculo musical “Siamo partiti”, protagonizado pela Orquestra de Sopros de Faria Lemos, Coro Caminhos de Faria Lemos e Coral Radize D’Italia e conta com a participação especial dos solistas Cristiano De Mari e de Maria Luiza Tasca Perin. A apresentação inicia a partir das 20h e tem entrada gratuita.
“Siamo partiti”, que tem o subtítulo “…lasciarono tutto e si sono partite per sopra vivere…”, presta homenagem aos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Como diz o maestro Dirceu Andrioli, que rege a Orquestra há 15 anos, as músicas são um elo entre o passado e o presente. O repertório traz clássicas como “Va Pensiero”, “Bela Ciao”, “La Montanara”, entre outras, que refletem a diáspora ítala para além do Atlântico e que fazem do patrimônio cultural e folclórico da região.
“São a síntese da história. Por meio das canções, podemos viajar, imergir na história e nos colocarmos como parte integrante dela. Através da música os antepassados contam coisas corriqueiras, atividades do dia, falam do amor à terra, enaltecem o trabalho, a religiosidade”, destaca Dirceu.
O distrito de Faria Lemos tem histórico cultural que celebra as raízes italianas, pois grande parte de sua comunidade é descendente. A Orquestra e o Coro expressam os laços de identidade e de memória que, de forma integrativa com o Radize de Caxias do Sul, criam uma poderosa, afetiva e poética leitura da saga italiana, onde mais de 60 músicos transformam a história em obra de arte.
“Construímos um espetáculo para reverenciar a epopeia dos nossos antepassados utilizando a música como meio, afinal de contas ela sempre esteve presente, fez, faz e fará parte do cotidiano da comunidade e de seus integrantes”, destaca Dirceu.
Serviço
O que: Espetáculo musical “Siamo partiti”, da Associação Caminhos de Faria Lemos
Quando: 16 de outubro de 2025
Horário: 20h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Entrada franca