Música

Bianca Gismonti e Julio Falavigna apresentam show “Navegador de Silêncios” em Caxias do Sul

Foto: Bianca e Julio/Crédito Daryan Dornelles
Foto: Bianca e Julio/Crédito Daryan Dornelles

Caxias do Sul está na rota da série de shows que Bianca Gismonti & Julio Falavigna farão durante o mês de julho. A apresentação “Navegador de Silêncios” tem ela no piano e na voz e o caxiense Julio na bateria. “Esse show une repertório do amado Egberto Gismonti com temas autorais de todos os discos do Trio e arranjos clássicos da MPB que vamos gravar no ano que vem”, adianta a pianista e compositora. O duo se apresenta às 20h do dia 26 de julho, no Teatro Pedro Parenti.

Entre as músicas incluídas no repertório, estão as composições de Egberto “Palhaço” e “Maracatu” e o clássico da música popular brasileira “Encontros e Despedidas”, que ganhou um arranjo original. Além disso, músicas autorais dos quatro discos lançados e composições inéditas do novo álbum, “Tapeçaria”, incluindo a faixa que dá nome ao espetáculo, prometem uma experiência única para o público.

Filha do reconhecido Egberto Gismonti, Bianca iniciou a sua carreira aos 15 anos de idade, acompanhando o pai em palcos pelo mundo. Em 2005, estreou o seu trabalho com o Duo Gisbranco (duo de pianos com Claudia Castelo Branco), que conta com quatro discos lançados e um DVD produzido pelo Canal Brasil: “Gisbranco 10 anos”. Em 2013, gravou seu primeiro disco autoral, “Sonhos de Nascimento” (Biscoito Fino), com participação de Naná Vasconcelos.

O álbum foi seguido por “Primeiro céu” (Fina Flor), em 2015 com a formação de Trio ao lado de seu marido (também co-produtor) Julio Falavigna na bateria, e Antonio Porto no baixo, e por “Desvelando mares”, em 2018 (Hunnia Records/Hungria), com a participação de diversos músicos do mundo. Entre 2018 e 2021, a pianista e compositora carioca gravou o seu quarto disco em Trio,“Gismonti 70”, homenageando a obra do seu pai, Egberto. O lançamento aconteceu em 2024, pelo selo húngaro Hunnia Records. Atualmente finaliza o seu quinto disco, “Tapeçaria”, a ser lançado até o final de 2025.

O baterista e percussionista caxiense Julio Falavigna, acumula 30 anos de carreira. Começou a estudar bateria aos 13 anos, com Vitor Machado, e nunca mais parou, tendo estudado com grandes mestres em Londres, Nova Iorque e Paris. No Brasil, acompanhou, ainda jovem, nomes como Nei Lisboa e Duca Leindecker. Na Europa, esteve ao lado de vários artistas, como Fernando Cruz, Julio Barbosa Big Band, Gondwanna, Syan Moreno e Dig Lewis. Em 2001, de volta ao Brasil (Porto Alegre), passou a integrar o “Fabio Mentz Quarteto” gravando dois álbuns, “Cantigas” e “Navegantes”.

Paralelamente, fundou o duo de música indiana Shabda Rasa (com o citarista Toti Lima), gravando dois álbuns e também tocando com grandes músicos indianos como tablista. Em 2010, já no Rio de Janeiro, gravou com nomes como Vitor Santos e Davi Moraes, até iniciar sua parceria de vida e música com Bianca Gimonti. Com ela, Julio co-produziu diversos discos e turnês nacionais e internacionais. Em 2019 lançou o documentário “Paisagens Rímicas”, que sintetiza a sua carreira de viagens e encontros musicais.

SERVIÇO
O que: Show “Navegador de Silêncios”, com Bianca Gismonti & Julio Falavigna
Quando: 25 de julho
Horário: 20h
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti – Casa da Cultura de Caxias do Sul
Quanto: R$ 50,00 (normal) e R$ 25,00 (estudante ou idoso 65+)
Onde comprar: no local no dia do show ou antecipado pelo Uticket, no link
http://uticket.com.br/event/01L3ZBQ2OHFRJC .