
A Sala de Cinema Ulysses Geremia, da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul, inicia a programação de 2026 com duas estreias de destaque no circuito internacional. Entre os dias 8 e 11 de janeiro o público pode conferir o filme tailandês premiado em Cannes 2025 “A Useful Ghost: Uma Ajuda do Além” e o drama norueguês “Valor Sentimental”, que recebeu oito indicações ao Globo de Ouro e desponta como forte concorrente do filme brasileiro “O Agente Secreto”.
Dirigido por Joachim Trier, Valor Sentimental retrata o relacionamento conturbado entre um pai e suas duas filhas, explorando feridas emocionais que se estendem por décadas. Gustav, um renomado diretor de cinema, tenta se reaproximar da filha Nora ao convidá-la para protagonizar seu filme de retorno aos holofotes. Diante da recusa, ele entrega o papel a uma jovem estrela de Hollywood, que acaba se envolvendo em um drama familiar profundamente íntimo, dentro e fora das telas.
Ficha técnica
Duração: 133 min
Gênero: Drama
Direção: Joachim Trier
Elenco: Renate Reinsve, Stellan Skarsgård, Inga Ibsdotter Lilleaas
Título original: Affeksjonsverdi
Classificação: 14 anos
Serviço: de 8 a 11 de janeiro, às 19h30min
Já A Useful Ghost: Uma Ajuda do Além, dirigido por Ratchapoom Boonbunchachoke, mistura drama e fantasia ao contar a história de March, que ainda sofre com a morte da esposa, vítima da poluição. Sua vida muda completamente ao descobrir que Nat reencarnou como um aspirador de pó. O relacionamento sobrenatural passa a ser questionado pela família, e Nat precisa provar que pode ser um fantasma útil, enfrentando até mesmo outras almas perdidas.
Ficha técnica
Duração: 136 min
Gênero: Drama, Fantasia
Direção: Ratchapoom Boonbunchachoke
Elenco: Mai Davika Hoorne, Witsarut Himmarat, Apasiri Nitibhon
Título original: Pee Chai Dai Ka
Classificação: 16 anos
Serviço: de 8 a 11 de janeiro, às 15h30min
Além das estreias, seguem em cartaz produções já reconhecidas pelo público e pela crítica. “Memórias de um Verão”, com Glenn Close, é uma comédia dramática baseada no livro da escritora Tove Jansson. Dirigido por Charlie McDowell, o filme acompanha Sophia, uma menina de nove anos que passa as férias de verão com a avó em uma ilha isolada da Finlândia, transformando o luto em aprendizado e fortalecendo os laços familiares.
Ficha técnica
Duração: 95 min
Gênero: Comédia dramática, Família
Direção: Charlie McDowell
Elenco: Glenn Close, Anders Danielsen Lie, Ingvar Sigurðsson
Título original: The Summer Book
Classificação: 14 anos
Serviço: de 8 a 11 de janeiro, às 14h
Também permanece na programação o vencedor da Palma de Ouro, “Foi Apenas um Acidente”, de Jafar Panahi. O longa acompanha Vahid, um mecânico que acredita ter encontrado seu antigo torturador e passa a confrontar o passado ao lado de outras vítimas, levantando questões profundas sobre justiça, memória e vingança no Irã contemporâneo.
Ficha técnica
Título original: Un Simple Accident
Direção: Jafar Panahi
País: Irã, França, Luxemburgo
Ano: 2025
Duração: 105 min
Classificação: 14 anos
Elenco: Vahid Mobasseri, Mariam Afshari, Ebrahim Azizi, Hadis Pakbaten, Majid Panahi, Mohamad Ali Elyasmehr, Delmaz Najafi, Afssaneh Najmabadi, George Hashemzadeh
Serviço: de 8 a 11 de janeiro, às 15h30min
A Sala de Cinema Ulysses Geremia está localizada no Centro de Cultura Ordovás, Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo. O valor do ingresso é R$ 20,00, com meia-entrada de R$ 10,00 para idosos, estudantes e servidores públicos municipais. Pagamento apenas em dinheiro.