'O Agente Secreto', filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura — Foto: Divulgação
'O Agente Secreto', filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura — Foto: Divulgação

O filme brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics Choice Awards 2026. O anúncio foi feito na noite de domingo (4).

O ator brasileiro Wagner Moura, protagonista do longa, concorreu a Melhor Ator pelo papel em “O Agente Secreto” e também como Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada por “Ladrões de Drogas”. Porém, o quem levou o primeiro foi Timothée Chalamet, por “Marty Supreme”, e o segundo foi Owen Cooper, por “Adolescência”.

Na categoria Melhor Ator, Wagner concorreu também com Leonardo DiCaprio (“Uma Batalha Após a Outra”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Ethan Hawke (“Blue Moon”).

Já na categoria Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada, os outros indicados eram Nick Offerman (“Death by Lightning”), Michael Peña (“All Her Fault”), Ashley Walters (“Adolescência”) e Ramy Youssef (“Mountainhead”).

O filme “O Agente Secreto” venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira ao concorrer com “Foi Apenas um Acidente”, “A garota canhota”, “No other choice”, “Sirat” e “Belén”.

O Critics Choice é promovido pela Associação dos Críticos de Cinema (BFCA) dos Estados Unidos. A premiação é considerada um termômetro para o Oscar, que em 2026 acontecerá no dia 15 de março.

Globo de Ouro 2026

“O agente secreto” foi indicado nas categorias de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não-Inglesa no Globo de Ouro 2026. A lista com todos os indicados ao prêmio foi divulgada em 8 de dezembro. A 83ª edição do Globo de Ouro acontece no dia 11 de janeiro.

Na categoria de Melhor Filme de Drama, ele concorre com: “Frankenstein”, “Hamnet – A Vida Antes de Hamlet”, “Foi Apenas um Acidente”, “Valor Sentimental” e “Pecadores”.

Já na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, os indicados são: “Foi Apenas um Acidente” (França), “No Other Choice” (Coreia do Sul), “Valor Sentimental” (Noruega), “Sirāt” (Espanha) e “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia).

No último ano, “Ainda estou aqui” foi indicado na premiação na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, mas não levou. O prêmio ficou para o francês “Emilia Perez”.

Protagonista do longa, Wagner Moura também foi indicado na categoria de Melhor Ator. Nela, Wagner concorre com: Joel Edgerton, “Train Dreams”, Oscar Isaac, “Frankenstein”, Dwayne Johnson, “The Smashing Machine”, Michael B. Jordan, “Sinners” e Jeremy Allen White, “Springsteen: Deliver Me From Nowhere”.

Representante brasileiro no Oscar

“O agente secreto” também é o representante brasileiro para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. O longa é a grande esperança de uma segunda estatueta do Oscar seguida para o país.

Ambientado nos anos 1970, o filme conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para o Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.

Fonte: G1