Foto: Divulgação Cine Solar/Crédito Lucas Rosendo
Foto: Divulgação Cine Solar/Crédito Lucas Rosendo

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar e do CineSolarzinho – o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil – chega nesta semana à região da Serra Gaúcha, em nove municípios: Vale Real (11/11), Monte Belo do Sul (12/11), Bento Gonçalves (13/11), Alto Feliz (14/11), Caxias do Sul (16/11), Nova Pádua (18/11), Nova Prata (19/11), Protásio Alves (22/11) e Veranópolis (23/11).

São várias atividades para todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e o nacional “Saneamento Básico, o Filme”. A entrada é livre, não precisa de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.

“O CineSolar nasceu para democratizar o acesso à cultura e espalhar consciência ambiental de forma leve, gratuita e movida a energia limpa. Acreditamos que a arte e o cuidado com o meio ambiente transformam vidas. Vivendo numa realidade onde apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema – e quando tem não são passeios tão acessíveis-, levar essa sessão significa mais do que assistir a filmes, é sobre viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: cadeiras, banquetas, sistemas de conversão e armazenamento de energia, som, projeção e a própria tela. Com luzes coloridas, decoração de material reciclado e objetos interativos (como laser e bola de plasma), o espaço ensina, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O CineSolar e o CineSolarzinho integram a frente Circuito CPFL, do Instituto CPFL. Em 2025, os projetos já passaram por diversas cidades do país e, de 17 de outubro a 30 de novembro, estão sendo realizados em 34 municípios do Rio Grande do Sul. As sessões também contam com curtas-metragens que aproximam o Brasil da milenar cultura chinesa.

Em algumas cidades, o projeto também realiza a Oficinema Solar on-line, que tem como objetivo sensibilizar os estudantes sobre as questões ambientais, introduzir aspectos básicos da linguagem audiovisual com a técnica de animação em stop motion. Com celular e tablet, as crianças e jovens constroem coletivamente a história, protagonizam e roteirizam um curta, que é exibido na sessão de cinema à noite para toda a população.

A 9ª edição do CineSolar e a 5ª edição do CineSolarzinho são viabilizadas pela Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio da CPFL RGE, empresa do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e das Prefeituras Municipais. A realização é da Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO: 

Bento Gonçalves/RS
Sessões de Cinema
(filmes com recursos de acessibilidade)
Data: Quinta-feira (13/11)
Horários: 18h30 – 1ª sessão: curtas-metragens
19h30 – 2ª sessão: ‘Saneamento Básico, o Filme’
Entrada: livre – não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: Praça CEU – Rua Calisto Orestes Sganzerla, 70 – Ouro Verde – Bento Gonçalves/RS

Caxias do Sul/RS
Sessões de Cinema
(filmes com recursos de acessibilidade)
Data: Domingo (16/11)
Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens 
 19h – 2ª sessão: ‘Saneamento Básico, o Filme’
Entrada: livre – não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: Ecoparque – Atílio Andreazza, s/n – Nossa Senhora do Rosário – Caxias do Sul/RS 
Local em caso de chuva: Prédio do Depósito de Mercadorias da Antiga Estação Ferroviária – Rua Dr. Augusto Pestana, s/n – São Pelegrino

SINOPSES

1ª Sessão

‘Histórias milenares – conhecendo a China’ – Direção: Carlos Munhoz, Cynthia Alario e Paulo Perez – Brasil – 2025 – Documentário – Duração 6 min

Nesse curta-metragem, a equipe do CineSolar apresenta curiosidades e informações sobre a China, seu povo, cultura e o impacto da tecnologia nas fontes de energia renovável. Com um roteiro interativo e dinâmico, o público é convidado a praticar algumas palavras em mandarim, além de descobrir temas desse fascinante país.

‘Lagrimar’ – Direção: Paula Vanina – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 14 min 

Joana, uma menina solitária em busca de água em meio à seca, encontra um novo significado em sua jornada ao vivenciar um encontro inesperado e enigmático.

‘Os Macurus’ – Direção: Julia Vellutini e Mateus de Jesus – Brasil – 2022 – Animação – Duração: 7 min 

Ao tentar revitalizar uma praça, utilizando a reciclagem e o reaproveitamento de diversos materiais como ferramentas, os Macurus se deparam com um monstro sem forma.

‘Ilha do Lixo’ – Direção: Elisa Guimarães – Brasil – 2023 – Animação – Duração: 8 min e 40 s

Janaína e seu pai Alfredo enfrentam um congestionamento por causa de uma enchente. A menina joga uma garrafa de plástico pela janela do carro, a partir desse momento, acompanhamos toda a trajetória da garrafa, passando pelo esgoto, bacias de água doce, população ribeirinha, até o mar, onde a garrafa se acomoda em uma das grandes ilhas de plástico presentes no oceano.

‘Vellozia’ – Direção: Pedro de Castro Guimarães – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 13min
Fruto do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, executado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado Pé, “Vellozia” é um desenho animado que aborda as aventuras de Vellozia, Ana e Miro para solucionar os desafios causados por mudanças climáticas em sua comunidade. A história se passa no Cerrado, o berço das águas, onde as crianças precisam aprender com a natureza sobre como restaurar o bioma, recuperar nascentes e enfrentar os problemas ambientais.

‘Verde!’ – Direção: Rodrigo Luluca – Brasil – 2020 – Animação – Duração: 06 min e 13s

VERDE, um filme que retrata a vida de uma árvore que cresce solitária, porém acaba por conhecer uma menina inteligente, dinâmica e amante do mundo verde (natureza). O filme repudia o abate excessivo de árvores e incentiva a proteger o meio ambiente.

2ª sessão

‘Saneamento Básico, o Filme’ – Direção: Jorge Furtado – Comédia – 2007 – Duração: 1h52 – 12 anos

Uma pequena comunidade de descendentes de imigrantes italianos do interior do estado do Rio Grande do Sul recorre a um vídeo caseiro para tentar resolver os problemas básicos de saneamento que afetam seu povo.

Todas as cidades: VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI