Documentário “Patrimônio Vivo” será lançado neste sábado (08) em São Luiz das Antas

A comunidade de São Luiz das Antas, no distrito de Tuiuty, será palco do lançamento do documentário “Patrimônio Vivo”, neste sábado, 8 de novembro, às 19h30, no Salão da Comunidade. A produção, dirigida pela historiadora Sabrina de Lima Gressele, resgata a memória e as histórias dos moradores locais, valorizando o patrimônio cultural e humano dessa região de Bento Gonçalves.

O curta-metragem retrata a vida e as lembranças de uma comunidade que preserva tradições e afetos, registrando depoimentos que revelam as identidades e os vínculos de pertencimento de São Luiz das Antas, que conta com cerca de 100 habitantes. O documentário também aborda a importância histórica do local — que entre 1887 e 1897 recebeu as primeiras famílias de imigrantes italianos — e o impacto das tragédias climáticas de maio de 2024 sobre o território.

O projeto foi contemplado pelo Edital 07/2025 – Fomento em Áreas Periféricas (PNAB), com investimento de R$ 30 mil, e inclui, além do filme, oficinas educativas realizadas com alunos da EEEF Ângelo Salton e moradores da comunidade. A iniciativa resultou na produção de 40 fotografias e imagens aéreas, que serão apresentadas futuramente em espaços culturais e escolas do município.

A metodologia adotada baseia-se na história oral, inspirada no historiador Alessandro Portelli, preservando as falas, os sotaques e as percepções dos moradores. “O documentário é uma ferramenta essencial para narrar as histórias e singularidades da nossa gente. É inspiração para ampliarmos a biografia do município”, destaca o secretário municipal de Cultura, Evandro Soares.

A equipe técnica é formada por Juliana Grando Peixoto (acessibilidade e audiodescrição), Fernanda Tomasi (produção cultural), Lactato Movie (produção audiovisual), Natália Bertuol (design), Grasiele Pavan (intérprete de Libras) e Vinícius de Carli Cristofoli (contabilidade).

Serviço

O quê: Lançamento do documentário “Patrimônio Vivo”

Quando: 8 de novembro de 2025, às 19h30

Onde: Salão da Comunidade de São Luiz das Antas – Distrito de Tuiuty