Um grupo de 17 jovens de Caxias do Sul vai marcar presença na 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado com o curta-metragem “Bom Dia, Maika”, selecionado para a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Gaúchos. A produção é resultado do curso de produção audiovisual do projeto LABmais, iniciativa do Sesc que oferece um laboratório de criação artística e audiovisual para jovens de baixa renda.
Gravado e finalizado ao longo das oficinas práticas de 2024, o filme foi inteiramente idealizado pelos próprios participantes, que integraram todas as etapas do processo – do roteiro à edição final. A produção tem parceria com a Pé de Coelho Filmes.
Com narrativa ambientada em um futuro próximo, Bom Dia, Maika acompanha uma jovem que vive entre dois mundos: durante o dia, trabalha catalogando artistas em um cenário de calor extremo que limita a vida ao ar livre, enquanto, à noite, encontra refúgio na música como DJ. Uma oportunidade profissional inesperada coloca em xeque seus sonhos e sua rotina.
A seleção no festival, um dos mais tradicionais do país, é vista pelos organizadores como um reconhecimento ao trabalho coletivo e à proposta pedagógica do projeto. “O curta ‘Bom Dia, Maika’ nasceu dentro do ambiente do LABmais, uma experiência laboratorial que estimula a experimentação e o desenvolvimento técnico e artístico. Ver esse projeto alcançar uma das maiores telas do cinema brasileiro é motivo de grande orgulho e reafirma o nosso compromisso com incentivo e a valorização do potencial criativo da juventude”, afirma Shaiane Giusti, coordenadora do projeto e agente de serviços sociais do Sesc Caxias do Sul.
“Bom Dia, Maika” será exibido no Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, 2697), durante o segundo dia de projeções da competição gaúcha, no domingo, 17 de agosto, a partir das 13h. A entrada é gratuita.
“Bom Dia, Maika” no 53º Festival de Cinema de Gramado – Sesc Caxias do Sul
Data: 17/08 (domingo)
Horário: A partir das 13h
Local: Palácio dos Festivais de Gramado