Filmes

Coprodução Brasil-Itália, filme 'A Versão de Anita' estreia em Caxias do Sul

Foto: Flaminia Cuzzoli vive Anita Garibaldi em ‘A Versão de Anita’/Crédito Zapata Filmes
Foto: Flaminia Cuzzoli vive Anita Garibaldi em ‘A Versão de Anita’/Crédito Zapata Filmes

O que diria Anita Garibaldi se estivesse viva hoje? Contando a sua vida 200 anos após o seu nascimento, repassamos a sua biografia a partir de uma nova perspectiva, com a sua voz, através dos seus olhos e do seu ponto de vista muito pessoal. Anita está de volta… disposta a nos contar sua história.

Esta é a premissa de “A Versão de Anita”, que entra em cartaz nesta quarta-feira, dia 26 de março, em Caxias do Sul (RS), na Sala de Cinema Ulysses Geremia. Às 19h, o longa terá sessão comentada com a presença dos produtores Juan Zapata e Douglas Limbach. Em seguida, o filme segue seu percurso nos cinemas em São Paulo (SP), Mostardas (RS), Laguna (SC – terra natal de Anita), e outras praças de exibição a serem anunciadas.

Híbrido entre documentário e ficção, “A Versão de Anita” é uma coprodução entre a Land Comunicazione da Itália e a brasileira Zapata Filmes. O longa tem direção do italiano Luca Criscenti (que divide roteiro com Silvia Cavicchioli e Daniela Ceselli), produção de Juan Zapata e produção executiva de Emanuela Tomassetti e Karina Jury e produção local no Brasil de Douglas Limbach, junto a uma grande equipe de profissionais no sul do Brasil, norte da Itália e Uruguai.

No filme, Anita Garibaldi (1821-1849) olha para si mesma e revive sua história, sob seu olhar pessoal e sua voz para reconstituir sua impressionante biografia. A obra é protagonizada pela atriz italiana Flaminia Cuzzoli que representa a figura histórica no passado e nos dias atuais. O longa tem colaboração da escritora Letícia Wierzchowski, da bisneta Annita Garibaldi Jallet e de Adilcio Cadorin, entre outros especialistas.

Premiado no Festival de Cinema de Punta del Este em 2023, participou também da seleção do italiano Festival de Trieste. Recentemente, esteve na programação do prestigiado Festival de Fort Lauderdale em Miami, EUA. Uma edição para TV foi exibida na Itália na programação da RAI TV (e sua plataforma de streaming RAI3) com mais de um milhão e meio de visualizações. A versão que chega aos cinemas no Brasil é inédita e exclusiva.

O filme teve gravações em Bologna e Nápoles na Itália e no Brasil, nas cidades de Laguna, Mostardas (RS) e também na Capital gaúcha. O filme reimagina Anita para os tempos atuais enquanto faz um resgate histórico da heroína. “É uma história em que documentário e ficção se complementam, para dar espaço a paisagens, ‘lugares de Anita’, documentos, citações literárias, pinturas, fotografias, monumentos, e até suas representações cinematográficas anteriores”, enumera o realizador italiano.

O lançamento integra a programação oficial da comemoração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Confira o trailer:

Estreia em Caxias do Sul (RS)“A Versão de Anita”, de Luca Criscenti
Classificação Indicativa: 12 anos
Quando: em cartaz a partir do dia 26 de março de 2025 – sessão comentada às 19h
Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, localizada junto ao Centro de Cultura Ordovás (R. Luiz Antunes, 312)