A cumbia, ritmo disseminado por diversos países da América Latina, vem ganhando cada vez mais espaço na cidade de Caxias do Sul. Um fator que contribuiu para isso foi a realização do bailinho Ay Amor, que completa dois anos e terá edição comemorativa no dia 9 de maio. A festa, idealizada pelos DJs Paulinha del mar e Chico Algo vai ser no Reffúgio, onde tudo começou.
Além dos sets da dupla anfitriã, que caíram no gosto dos caxienses, o público vai poder conferir a estreia da Brás Cumbias, uma banda formada por artistas locais que tem no repertório o melhor da cumbia de países latinos “hermanos” sem perder a brasilidade.
A banda, lançada nas redes sociais em março deste ano não deixa de ser fruto do forte movimento gerado pelo Ay Amor, que já conta com um público fiel na cidade e também fora dela. Em 2024, Paulinha levou o set do Ay Amor para rodar em Pernambuco, Paraíba e na capital São Paulo.
“A cumbia é um som muito expressivo que atravessa toda a América Latina e convida qualquer pessoa a bailar, mesmo quem não conhece. É um ritmo que conquista pela sua alegria e tom celebrativo da vida. Sou apaixonada por esse ritmo e estou muito contente que a serra ganhou sua primeira banda de cumbia. Somos uma cidade migrante e imigrante, e ter som latino americano produzido na região, é fortalecer essas trocas!”, afirma Paulinha.
Fundada no finalzinho do ano passado, a Brás Cumbias se propõe a um resgate da memória ao fortalecimento de vínculos entre o Brasil e os demais países da América Latina. Em julho deste ano, o grupo fará uma mini tour pelo RS com projeto selecionado pelo Sesc para circular em três cidades gaúchas. O conjunto é formado por Cínthia Pretz (contrabaixo), Júlia Costella (acordeon e voz), Antonio Filho (trombone), Milena Schäfer (voz e guacharaca), Izac Zaccani (saxofone e voz) e Chico Maffei (percussão), que também é DJ do Ay Amor.
Ay Amor – 2 anos
Quando? 9 de maio, a partir das 19h
Onde? Reffúgio (Rua Marechal Floriano, 1083)
Quanto?
R$ 10 (antecipados no Sympla)
*Imigrantes latinoamericanos têm entrada gratuita.