Cerca de R$ 1 milhão em negócios e a confirmação da expectativa de fechar o ano com crescimento de 5% foram brindados na segunda (12), no 9º Encontro da Gastronomia e Hotelaria e a 3a Feira de Negócios. A iniciativa, alusiva aos 70 anos do Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, reuniu mais de 900 pessoas no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

No ato oficial em homenagem às sete décadas da entidade e no corredor de acesso ao evento que mostravam uma linha do tempo, foram homenageados os ex-presidentes e algumas das principais marcas na atuação do sindicato ao longo dos anos. O presidente do Segh, Vicente Perini Filho, fez menção a todos que contribuíram nesta caminhada, dando destaque para o crescimento da representatividade do sindicato.

“A feira que estamos vendo é uma prova disso. Triplicamos o número de expositores em relação à primeira edição. Além de ser um evento que oportuniza negócios, podemos dizer que é uma festa, reunindo o melhor da gastronomia, hotelaria, apresentando novidades em cada edição e celebrando o Dia do Hoteleiro e Restauranteiro”, sintetizou.

Ao final da cerimônia foi assinado documento que selou a doação de 18 mil ingressos da ExpoBento 2019 aos associados e parceiros do Segh. Os bilhetes permitirão que os empreendedores possam se atualizar com outros fornecedores da rede de produtos e serviços da região.

A projeção de R$ 1 milhão em negócios foi verificada junto aos expositores, fornecedores de nove categorias como alimentos e bebidas, equipamentos para hotéis e restaurantes, material de limpeza e lavanderia, amenities (cosméticos e higiene pessoal), móveis e decoração, tecnologia e softwares, equipamentos de proteção individual (EPIs), energia, consultorias e centros de capacitação.

Muitos participaram da feira pela primeira vez, em busca de ampliação de mercado, como é o caso da Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF), que possui 250 famílias, de cinco municípios da Serra Gaúcha.

“Temos uma atuação mais forte nos mercados institucionais, fornecendo para prefeituras e outros órgãos públicos. Participamos da feira para termos um contato mais próximo também com restaurantes e hotéis”, explicou a assistente administrativa Aline Doleys.

Raquele Morés, proprietária da Topino, empresa implantada há seis meses em Pinto Bandeira e que elabora sobremesas artesanais, atendendo restaurantes, hotéis, eventos e o consumidor final, contabilizou mais de 50 contatos e informou que, com pelo menos 15, devem render negócios já nos próximos dias.

Outra empresa que estreou na feira foi a Mercantec, de Flores da Cunha, que atua no ramo de sistemas para bares e restaurantes. Segundo o diretor administrativo Moacir Turra, mais do que fechar negócios, a feira se mostrou uma ótima oportunidade de estabelecer contatos mais próximos com atuais e futuros clientes.

Administradora de um motel da região, Nicole Lazzarotto participa há seis anos do encontro e marca presença desde a primeira edição da feira, percebendo a ampliação do número de expositores.

“Nesta edição, me chamou a atenção os amenities e os colchões, que não tinham em outras. Também encontrei novidades em sobremesas e assados para ampliar o nosso cardápio”, relatou.

Expositores veteranos também atestaram a importância do evento regional. “Diferente de feiras maiores, onde temos contato com os representantes e compradores das empresas, aqui conversamos diretamente com os proprietários e tomadores de decisão. Assim, além de um contato mais próximo e da prospecção de novos negócios, temos feedback dos clientes que já atendemos e reforçamos a presença da nossa marca na região de atuação do sindicato”, justificou Gladimir Zanella, diretor comercial da Mundial Foods, que tem sede em Caxias do Sul, mas fornece produtos alimentícios para diversos segmentos de mercado.

Já a estudante de hospedagem Virgínia Soares, que veio conferir as novidades pela primeira vez, afirmou que o evento superou as suas expectativas.

“Além dos produtos, me chamou a atenção a receptividade dos representantes e por ser uma feira mais descontraída, o que nos deixa mais à vontade para visitar os estandes”, elogiou.

Fonte: MCom Ação & Comunicação / Fonte: Divulgação