A emoção marcou os últimos momentos do 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. O maior evento cultural do Município teve encerramento no último domingo, 30 de julho, com público estimado em mais de 200 mil pessoas. Nas redes sociais do Festival, o público alcançado foi superior a 2 milhões de usuários.
“Para nós é motivo de muita alegria e de muito orgulho receber tantas pessoas nestes 19 dias de espetáculos, de um grandioso evento”, afirmou o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, durante a cerimônia de encerramento do Festival. “Aqui neste palco transmitimos um pouco daquilo que só a nossa cidade tem, que é a nossa riqueza cultural”, acrescentou.
O ato final do 50º Festival Internacional de Folclore coube à corte do Folclore Alemão. A rainha Ângela Nicole Fuhr e as princesas Karol Michaelsen Fassbinder e Érica Bratz Pescador, acompanhadas das embaixatrizes Andrielly Larissa Wildner da Rocha, Gabriela Kich e Jessica Fernanda Schaab, extinguiram a Chama Folclórica na noite do domingo, 30 de julho, após a apresentação do espetáculo “50 anos de emoções”.
O 50º Festival Internacional de Folclore contou com 19 dias de programação, proporcionando mais de 170 apresentações gratuitas no palco da Rua Coberta. Ao todo mais de 2 mil dançarinos participaram das atividades, que incluíram ainda apresentações no Parque Aldeia do Imigrante, em escolas, entidades e empresas patrocinadoras. Destaque também para as cinco noites culturais em bairros e localidades e três desfiles de integração na Av. 15 de Novembro.
A estimativa da comissão organizadora é de que mais de 200 mil pessoas tenham participado do evento, com público mais acentuado nos finais de semana. Nos três sábados e domingos, estima-se que 85 mil pessoas tenham passado pela Praça das Flores e Rua Coberta.
“A nossa gratidão a todos que se empenharam para que hoje a gente possa encerrar este evento com chave de ouro. O Festival não se encerra. A gente dá uma pausa nele até 18 de julho de 2024, quando teremos a 51º edição, que será ainda maior que a de 2023”, disse o presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Rafael Reidel Haas.
De forma inédita, a programação do 50º Festival Internacional de Folclore abrangeu o 1º Encontro Mundial de Coreógrafos IOV, cujas atividades motivaram a presença do presidente mundial da entidade, Alli Abdulah Khallifa. Residente no Bahrein, no Oriente Médio, o líder cultural esteve no Brasil pela primeira vez. “Os brasileiros são muito queridos e receptivos. Vocês são pessoas maravilhosas. Parabéns por este alto trabalho cultural, que foi muito bem organizado, pelos grupos de dançarinos e pelo evento que foi muito bem-sucedido”, afirmou.
Nos meios digitais, o 50º Festival Internacional de Folclore registrou crescimento médio de 30% na comparação com a edição de 2022. No total, foram impactadas 2 milhões de pessoas, ante 1,5 milhão no ano anterior.
Em 2023, o site oficial do evento recebeu mais de 84 mil acessos durante o mês de julho. As câmeras da empresa RBT, que transmitiram as apresentações na Rua Coberta ao vivo, registraram mais de 50 mil acessos. E o perfil do Festival Internacional de Folclore no Instagram (@festivaldefolclorenp) contabilizou mais de 1,1 milhão de impressões em julho.
O 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis foi uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis.