se você quer resultados o mais rápido possível, principalmente em uma região específica do corpo, a ideia de treinar o mesmo músculo todo dia é tentadora. Mas logo de cara, na maioria das vezes, isto vai gerar mais problemas do que resolvê-los.

E o mesmo vale para ideias igualmente mirabolantes, como:
– Treinar o mesmo músculo duas vezes por dia todo dia;
– Treinar o mesmo músculo em dias consecutivos (um atrás do outro);
– Fazer os mesmos exercícios todo dia.
– Tudo isso envolve trabalhar a mesma musculatura com muita frequência e vai na maioria dos casos vai causar os mesmos problemas. Entenda:

Quando o assunto é hipertrofia, o que muitas pessoas falham em entender é que o crescimento muscular ocorrendo quando estamos descansando. Quando treinamos um determinado músculo usando sobrecarga (pesos), este músculo sofre danos. São estes danos que quando recuperados pelo corpo, vão deixar o músculo treinado cada vez maior e mais forte. Mas antes o músculo precisa se recuperar. E isto não acontece do dia para a noite. Um grupo muscular pode levar dois a cinco dias para se recuperar completamente. É por isso que um treino de pernas pesado, por exemplo, pode deixar você debilitado por vários dias seguidos.

Mas o que isto tem a ver com treinar o mesmo músculo todo dia ?
Simples. Quando treinamos um músculo com muita frequência, nós atrapalhamos a recuperação muscular e em partes o crescimento muscular também. Além disso, nós adicionamos mais danos a serem recuperados. Isto vai gerar um círculo vicioso onde o músculo treinado nunca vai conseguir se recuperar completamente e nunca vai crescer corretamente também.

Em outras palavras, treinar o mesmo músculo todo dia, na maioria das vezes, é improdutivo para hipertrofia muscular. Não podemos nos esquecer também que toda atividade física tem o potencial de gerar estresse mental e físico. Se você treinar pesado o mesmo músculo todo santo dia, sem permitir descanso, o seu corpo e mente começarão a sofrer. Não vai demorar muito tempo para os níveis de energia e motivação sejam cada vez menores. Suas articulações e tendões começarão receber danos contínuos e que, com o tempo, poderão se tornar lesões.

No final da história, a tentativa de treinar o mesmo músculo todo dia, com o objetivo de acelerar os ganhos, vai gerar o efeito contrário. E por favor, não confunda treinar o mesmo músculo todo dia, com treinar todo dia. Bombardear o mesmo grupo muscular todo santo dia é bem diferente do que treinar todo dia, controlando variáveis como intensidade, volume e tipos de exercícios.

Por exemplo: atletas olímpicos treinam praticamente todos os dias, por várias horas e geralmente com os mesmos exercícios. Só que cada dia de treino de um atleta olímpico possui um objetivo específico e o esforço realizado em cada dia é controlado para que o atleta consiga suportar a fadiga. Algumas técnicas de musculação também poderão fazer o praticante treinar o mesmo músculo várias vezes na semana, como em técnicas de especialização.

Mas isto é feito de forma estratégica, por um tempo extremamente curto, por pessoas avançadas e mesmo assim o músculo dificilmente será treinado todo dia. Em outras palavras, a maioria das pessoas que vão tentar treinar o mesmo músculo todo dia, vão acabar pior pois, além de tudo o que já foi falado, isto será feito sem qualquer critério e preparo.

É muito comum, por exemplo, mulheres treinarem perna todos os dias ou homens treinarem bíceps e peitoral todo dia, ambos com o objetivo de acelerar os resultados. Isto, em 99% dos casos, é feito sem controle, de maneira instintiva e simplesmente não vai funcionar. É isto que estamos tratando neste texto (e não casos especiais e de atletas avançados usando táticas controladas).

Quer acelerar os ganhos o máximo possível ?
Adote um treino para hipertrofia adequado, com descanso adequado e, o mais importante, com a nutrição adequada para que os músculos recebem todos os nutrientes que precisam para se recuperar corretamente, e desta forma, gerar os resultados esperados.

Fonte: Hipertrofia.org / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here