O primeiro final de semana do 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis contou com diversas atrações culturais na sua programação. O espetáculo “50 Anos de Emoção” marcou a abertura oficial do Festival na sexta-feira, 14. O público do primeiro fim de semana é estimado em 24 mil pessoas.
“Quero dizer para vocês que essa temática toda escolhida, tudo que está envolvendo o Festival, são emoções, são sentimentos bons que a gente gostaria de dizer para uma pessoa que está completando 50 anos”, declarou Rafael Reidel Haas, presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, em discurso emocionado sobre a temática “50 Anos de Emoção”.
A Secretaria de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, em discurso representando o Governo do Estado, destacou a Lei de Incentivo à Cultura e as empresas apoiadoras, que em parceria com a Prefeitura de Nova Petrópolis viabilizam este grandioso evento. “Um festival tão significativo, tão afetivo, um festival que mostra a cultura, que mostra a diversidade, que é um compartilhamento de experiências, que certamente transformam a vida de tantos jovens que estão aqui participando”, comentou Beatriz Araújo.
Encerrando a abertura oficial do evento, o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, agradeceu a todos os trabalhadores da cultura e enalteceu a relevância do Festival que é reconhecido em todo o país: “Quero cumprimentar a todos os nossos folcloristas, a todas essas pessoas que aqui neste palco vão transformar a nossa cidade no maior evento cultural do sul do Brasil”.
No sábado e domingo, diversas apresentações gratuitas de grupos artísticos da Argentina, Paraguai, Cuiabá, Santa Catarina, Paraná, Ijuí e de Nova Petrópolis emocionaram o público, estimado em mais de 24 mil pessoas.
Outro momento significativo foi o Desfile de Integração, que ocorreu no domingo, na Avenida 15 de Novembro, encantando a todos que ali prestigiavam o colorido das suas roupas, danças e música. O Desfile é a representação do Festival, onde os grupos folclóricos participantes levam para a principal avenida da cidade a sua cultura. Com a participação das soberanas do Folclore Alemão, o Desfile proporcionou acesso à cultura a todos os visitantes de Nova Petrópolis através de diferentes manifestações culturais ali representadas pelas delegações de cada localidade participante.
As apresentações do 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis seguem diariamente até 30 de julho, realizadas em diferentes espaços públicos de Nova Petrópolis.