Quem resiste a um pão quentinho saindo do forno. Doce ou salgado, o pão é um dos alimentos mais antigos do mundo e está presente em quase todas as mesas e refeições. Para um pão ser ideal, existe vários segredinhos : o fermento, a temperatura, o líquido, a gordura. Por isso acerte em cheio na hora de preparar seu pão caseiro e siga nossas dicas logo aqui abaixo:

1. Temperatura dos ingredientes
Na grande maioria dos pães, os ingredientes devem estar a temperatura ambiente. Por isso retire os ovos e a manteiga da geladeira com antecedência. Fica mais fácil de misturar e a massa fica mais areada e cremosa. Mas claro, siga a receita a risca: há casos que o leite deve ser gelado ou morno. Por isso leia a receita na íntegra a receita antes de fazê-la.

2. Açúcar
A receita do pão salgado pede açúcar. É normal? Sim, neste caso, o açúcar vai fermentar a massa do pão mais rapidamente. Por isso, se a receita pedir, não tenha medo de colocar o açúcar. Seu pão não ficará mais doce. Vai ajudar também na textura e dar uma cor mais caramelizada. O açúcar mascavo ou mel tem o mesmo efeito que o açúcar refinado (caso queira substituí-lo).

3. Fermento
O pão ficará macio por dentro e crocante por fora, se for utilizado o fermento biológico (fermento de padaria). Sua ação acontece fora do calor, ou seja, na temperatura ambiente. Por isso receitas de pães pedem o “descanso da massa” por aproximadamente 1 hora. É neste tempo que o pão cresce. Fermento químico não é recomendado para pães, que atua em alta temperatura.

4. Água ou Leite
Depende do pão: Leite para pães fofos (brioche, pão doce, etc) e água para crocantes (baguete, por exemplo). Esses líquidos tem a função de hidratar os amidos, assim a massa ficará macia e elástica.

5. Use gordura
Para conservar o frescor e a maciez do pão, use na receita algum tipo de gordura (manteiga ou óleo vegetal). Ajuda também a lubrificar o glúten, assim o volume da massa será maior e o pão ficará ainda mais bonito e alto. Use a medida descrita na receita.

6. Truque da farinha
Peneire sempre a farinha. Isso ajuda a deixar o pão mais fofo, poroso e com uma excelente textura. Verifique também na embalagem da farinha se é ideal para bolos ou para pães.

7. Temperatura do forno e das mãos
Forno: Os pães são assados normalmente entre 200 e 250ºC. Se a temperatura for muito alta, ele ficará cru por dentro e queimado por fora. Não tenha pressa!! Temperatura das mãos: Se suas mãos estiveram frias, deixe-as de molho num recipiente com água morna para aquecê-las. Pães não gostam de mãos geladas.

8. Use melhoradores
Para a massa dos pães use melhoradores naturais (ovos, gordura, leite e água) ou químicos (ácido ascórbico, pectina, ácido cítrico e emulsificantes químicos). Eles deixam a massa mais maleável, resistente, dão cor, sabor e dá aquele cheirinho no pão.

9. Misture na boa ordem
Os ingredientes devem ser misturados na boa ordem. Em geral, são os secos que misturamos primeiro, seguido pela gordura e por último os líquidos. Para cada etapa, não esqueça de misturar bem os ingredientes .

10. Preaqueça o forno
Preaqueça o forno, pelo menos 25 minutos antes de colocar o pão. Se o forno estiver frio, o pão não será assado igualmente e seu tempo de cozimento pode ser prolongado. Não abra o forno antes de 70% do tempo de cozimento, caso contrário, a massa pode murchar.

Fonte: Petitchef / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here