A bebida preferida dos brasileiros quando acabam de acordar é o café. Além de despertar os ânimos, o café ajuda na concentração para realizar as tarefas do dia a dia. Se você é um amante do café, deve saber que há uma data comemorativa exclusiva para ele. O Dia Mundial do Café é celebrado no dia 14 de abril, visando homenagear os produtores de café e promover a indústria cafeeira em todo o mundo.

Cada signo tem uma personalidade e isso pode refletir em seus gostos. Há diversos tipos de bebidas que envolvem o café. Saber sobre elas podem te ajudar a ampliar o seu menu de escolhas para selecionar a sua favorita. Então, que tal aproveitar essa data para fazer o café ideal para o seu signo?

Áries
Sabemos que você não gosta nada de perder seu tempo esperando em filas. Por isso, prefere algo rápido, curto e de sabor intenso. O café que mais combina com esse seu estilo é o expresso – e sem açúcar! Super forte e determinado, assim como você.

Touro
Pessoas nativas desse signo costumam ser muito exigentes quando o assunto é comida e bebida. Afinal, o visual e o sabor são fundamentais, então quanto mais doce e bonito melhor! Então, o Mocaccino – ou Mocca – é o café ideal para os taurinos, pois mistura café expresso com chocolate. Uma perfeição!

Gêmeos
A praticidade define Gêmeos, então quem é desse signo prefere a combinação do cafezinho com alguma sobremesa, mas sem tomar muito tempo do dia cozinhando! O Affogato é o café ideal, pois leva uma bola de sorvete dentro do expresso. Irresistível, né?

Câncer
Ei, Câncer, é sensação de conforto que você quer? Então aposte no Cappuccino; você não vai se arrepender! Se vier decorado com chantilly é ainda melhor, não é mesmo? Isso vai ajudar a esquentar o coração sensível do seu signo.

Leão
Exótico e luxuoso, o signo de Leão não erra nem na hora de escolher a bebida. Por isso, o café ideal é o Caribenho, que tem diversas variações, incluindo versões com calda de açúcar, rum, licor de café e Martini. Já experimentou essa delícia?

Virgem
Os nativos do signo de Virgem não curtem nada que seja diferentão ou exagerado. Por isso, preferem o tradicional café com leite para começar o dia. Essa escolha sempre é certeira!

Libra
Já que são grandes admiradores da estética, o visual para pessoas de Libra é tudo! Seu café ideal é o Latte, que combina café, espuma de leite e chocolate em pó para finalizar.

Escorpião
Intensidade é tudo que o signo de Escorpião deseja na vida. Por isso, o café árabe com sabor forte é ideal para você. Sem contar que ele possui elementos afrodisíacos para dar aquela apimentada no seu dia!

Sagitário
Quem tem Sagitário como signo solar sabe que o importante é aproveitar tudo até o final. Portanto, não costuma abrir mão do café gelado com chantilly – grande aposta para adoçar a vida por completo!

Capricórnio
Esse signo valoriza bastante o que é tradicional. Então, café clássico é a melhor pedida para os capricornianos – nada como sentir o gosto tão característico e amado da bebida.

Aquário
Essas pessoas já são diferentonas, preferem fugir do tradicional e quando o assunto é café, o mesmo precisa acontecer! O Submarino leva leite e uma barra de chocolate, que derrete com o calor do líquido, algo perfeito para o signo.

Peixes
Delicadas e emotivas, pessoas do signo de Peixes apostam no Caramel, feito com café expresso, leite e caramelo. Uma combinação superagradável e deliciosa que vai agradar o paladar desse signo.

Os 7 tipos de café mais consumidos no Brasil:

1. Café expresso
Os fãs da bebida costumam brincar que só quem toma expresso — e sem açúcar — é realmente um apreciador nato. Esse tipo de café pode ser coado de maneira tradicional ou por máquinas industriais, e é encontrado em qualquer padaria, bar ou restaurante pelo Brasil inteiro, aparecendo em opções pequenas, médias ou grandes. Vale ainda frisar que o café expresso é aquela opção pura e a mais escolhida para ser consumida pelo brasileiro antes de ir ao trabalho, não faltando na mesa de famílias de todas as classes sociais.

Diferença entre café expresso e café coado - Vanille Café Colonial | Caminho do Vinho | São José dos Pinhais

 

2. Café com leite
O pingado é um combo muito conhecido pelos paulistanos e está a rotina matinal de muitos. Esse tipo de café ficou famoso por conta das padarias paulistanas. Para algumas pessoas tomar o conhecido “pingado” — que é um combo formado pelo café com leite com um pão com manteiga na chapa — é considerado um ritual matinal. A mistura é feita com 80% de leite e 20% de café, ou seja, nessa bebida o grão serve apenas para dar um gosto especial e excêntrico ao leite.

Conheça a história do café com leite - Vanille Café Colonial | Caminho do Vinho | São José dos Pinhais

3. Cappuccino
Durante muitos anos, o cappuccino foi preparado de forma diferente de sua receita original — vinda de países europeus — onde a bebida é feita apenas com café, leite e leite vaporizado. No Brasil, foi acrescentado chocolate, canela e noz moscada, tornando-se uma espécie de chocolate quente, porém feito de café. O cappuccino pode ser feito de ambas as formas, tanto do modo original quanto com os outros acréscimos, variando de acordo com o gosto pessoal do cliente. Esse tipo de café ficou popular graças às cafeterias americanas que chegaram ao Brasil nos anos 80 e 90, principalmente nas grandes metrópoles.

Como fazer cappuccino caseiro - Casa Vogue | Receita

4. Macchiato
O Macchiato é um dos tipos de café ideal para quem prefere opções mais cremosas.
Aquele creme de leite tão comum de receitas doces — como torta holandesa, cheesecake e mousses — também é utilizado em alguns tipos de café, como é o caso do machiatto. O preparo da bebida é feito meio a meio, ou seja, 50% de café expresso puro e 50% de creme de leite. Alguns estabelecimentos lançaram tendência e fazem até mesmo desenhos na parte superior da xícara cheia, como corações ou folhas, dando aquele toque especial e artístico à iguaria. E aqui a nossa dica é: se você gosta de cafés mais cremosos e está de viagem marcada para uma cidade com cafeterias badaladas como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre, por exemplo, experimente o Macchiato e não se arrependerá.

7 receitas de macchiato que fazer seu coração bater mais forte

5. Café Latte
Ainda sobre as características cremosas, o Latte é mais um dos tipos de café que compõem as opções para o público que ama as versões “pastosas”. Feito com os mesmos ingredientes que o cappuccino, aqui a diferença é que esta opção é mais densa e encorpada. Em alguns estabelecimentos o café latte também pode ser servido com desenhos feitos por cima da espuma vaporizada, coisa que não é possível com o cappuccino ou com o expresso, por serem mais leves e líquidos.

Conheça mais sobre o latte art e seus efeitos! - Villa Café

6. Mocha
O mocha é um dos tipos de café mais indicados para quem ainda está se acostumando com a bebida. Caso ainda esteja se adaptando ao gosto dessa renomada bebida mundial, o mocha é um excelente tipo de café para você iniciar o costume de tomá-lo no seu dia a dia, já que é bem docinho. Feito com calda de chocolate, leite vaporizado, creme de leite e café, essa é uma versão mais moderna do cappuccino, uma vez que a canela e o chocolate foram retirados de alguns cardápios. Ou seja, o mocha chegou para agradar o paladar daqueles que preferiam o cappuccino europeu preparado de forma brasileira.

Mocha: 8 MELHORES receitas para saborear e impressionar

7. Café com chantilly
Para quem gosta do creme de leite batido com açúcar até virar chantilly, com certeza não pode deixar de experimentar sua versão junto com o expresso. O legal desse tipo de café é que o chantilly, por ser leve, não se mistura com o líquido, revelando uma verdadeira experiência em forma de bebida.

chantilly com café - Chef Center BlogChef Center Blog

Fonte: Terra / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here