Foi através de uma pesquisa intensa sobre o design nacional que a arquiteta gaúcha Caroline Kreling concebeu a sua Sala Brasileira, projeto para CASACOR RS 2019, em cartaz até o dia 08 de setembro, em Porto Alegre.
Esqueça o verde e o amarelo. Aqui os clichês passam longe e os tons terrosos predominam junto a materiais nobres e regionais que foram transformados em mobiliários de linhas limpas, elegantes e atemporais.
Para criar um espaço com personalidade e tão suave quanto a Bossa Nova, a arquiteta escolheu peças de qualidade mesclando, de nomes icônicos como Lina Bo Bardi, com a poltrona Bola de Latão, à nova geração, como o estúdio Nada se Leva, com buffet Labirinto.
“Buscamos unir o design de vanguarda ao novo, e descobrimos que a passagem do tempo muito mais une do que separa os dois estilos, reafirmando que design de qualidade transcende por gerações e torna-se cada vez mais valorizado”, explica a arquiteta.
No projeto, peças autorais contemporâneas brilham como a luminária Cantante, de Claudia Moreira Sales, os vasos Pós Tropical, de Guilherme Wentz, vasos das séries Sólidos e Mole, de Heloisa Galvão Studio, o sofá Curvo, de Danilo Lopes e Paula Gontijo, a mesa de centro Lens, do Estudio Bola, e o sofá Dora, o aparador Elle e as banquetas Easy, todos de Jader Almeida.
A curadoria de arte é outro ponto alto e confere autenticidade ao ambiente. Entre as escolhas, estão desenhos de Oscar Niemeyer, a obra de Xadalú, flutuando sobre o aparador, a escultura Cabeça, de Paula Juchem, o quadro de Paulo Pasta e a imagem icônica de Lina Bo Bardi com o seu cérebro criativo exposto na obra de Walmor Corrêa, logo na entrada do espaço.
A cartela de cores, inspirada em sementes de árvores nativas, trazem neutralidade e leveza ao espaço onde a lareira de madeira tropical Pau Ferro ganha destaque. O tampo de centro é feito com farelo de rochas naturais, enquanto os cubos de latão ganharam acabamento de palha natural, arrematando as atenções.
Casacor RS
De 23 de julho a 08 de setembro de 2019
De terça-feira a sexta-feira, das 15h às 20h30min
Sábados, das 12h às 20h30min
Domingos e feriados, das 12h às 20h
Fonte: A4&holofote comunicação / Foto: Reprodução Internet