Descontos especiais para quem quiser abastecer a adega, uma série de festivais e a estreia de três estados dão o tom do primeiro final de semana do Dia do Vinho Brasileiro. A partir desta sexta-feira (17) até o dia 2 de junho, os apaixonados pelo mundo do vinho e por todo o universo que o cerca, incluindo a farta gastronomia, os passeios pelas vinícolas e pelos roteiros turísticos, terão cerca de 700 atrações nos 45 municípios, em seis estados. A edição deste ano celebra os 10 anos do Dia do Vinho e ganhou status nacional por englobar os estados de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, que se juntam aos já participantes Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia.

Os restaurantes e as vinícolas que aderiram à programação estão oferecendo descontos que vão de 20%, como por exemplo nos rótulos da Fante, em Flores da Cunha, ou até 30% na carta de vinhos brasileiros do Art in Tavola, no Farina Park Hotel, entre Bento Gonçalves e Farroupilha. Os turistas que forem até a Campanha Gaúcha podem adquirir rótulos pela metade do preço na vinícola Cordilheira de Sant’Ana, em Sant’Ana do Livramento.

O presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho, Vicente Perini, valoriza a diversidade de atrações disponíveis já na primeira semana. Segundo ele, o incremento de mais de 10% na ocupação hoteleira da região deverá ser confirmada com a chegada do frio e com a série de eventos especiais no período. “Os restaurantes, bares e hotéis, além das associações e das prefeituras que integram o Dia do Vinho Brasileiro estão oferecendo atrações dignas de comemoração pelos 10 anos de programação. Essas atrações e o próprio clima mais ameno ajudam nesta ampliação da ocupação no período e na promoção do turismo de experiência nos seis estados que estão conosco neste ano”, acredita.

Presidente do Insituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló, também projeta crescimento nas vendas impulsionado pelos descontos e pelas atrações que tem no vinho como a estrela principal. “No ano passado registramos um crescimento na venda de vinho que foi de quase 10%. Nossa expectativa é repetirmos esse crescimento neste ano”, projeta.

Para quem busca uma imersão pela primeira região produtora brasileira com Denominação de Origem (D.O.), durante todo o período a Giordani Turismo realiza o tour “Experiência no Vale, com passeios que iniciam nesta sexta-feira (17) e seguem até 2 de junho, pelas vinícolas Pizzato, Barcarolla, Milantino e Torcello.

No sábado (18), o município de Flores da Cunha realiza o 4º Festival dos Vinhos dos Altos Montes, evento que reúne gastronomia típica com shows, circundados pela vista do Parque da Vindima Eloy Kunz.

Ainda no primeiro sábado de comemorações (18), entre as atrações está o Wine Movie Peterlongo, o cinema a céu aberto, cercado por um ambiente natural cheio de charme e nostalgia.

Um dos principais ícones da gastronomia típica da imigração italiana não poderia ficar fora das dicas imperdíveis do primeiro final de semana do Dia do Vinho Brasileiro. A décima edição do Polentaço, em Monte Belo do Sul, deve atrair centenas de turistas no sábado (18) e domingo (19), em dois dias de muita fartura, música e preservação dos costumes e hábitos dos imigrantes.

Pinto Bandeira, município que busca a primeira D.O. exclusiva para espumantes, integra as atrações imperdíveis com o Festival dos Vinhos e Assados nos jardins da Vinícola Aurora, no domingo (19).

Participando do Dia do Vinho Brasileiro pelo primeiro ano, Guaporé oferece uma série de jantares especiais alusivos à data neste final de semana: na sexta-feira (17) é no restaurante Outeiro Gastronomia e no sábado é a vez de jantar harmonizado no Sobrado. Degustações e descontos especiais também são oferecidos pelas vinícolas Gheller, Giaretta e Scalco.

Outro município que faz a sua estreia é Rolante, no Vale do Paranhana, localizado a menos de uma hora e meia da capital gaúcha, os turistas poderão desfrutar de promoções, degustações e visitas guiadas no supermercado Bohlke e nas vinícolas Dallarosa, Sbardelotto e Bennato, no Roteiro Caminho das Pipas.

O primeiro final de semana do Dia do Vinho também tem atrações nas cidades de Veranópolis e Vila Flores. Em Veranópolis, passeios por propriedades que cultivam hábitos que fazem do município a Terra da Longevidade como a Vinholada e um happy hour com vinhos pela metade do preço no Restaurante Giratório com uma vista inesquecível, são as pedidas para quem quer viver ótimas experiências sem gastar muito. Na cidade vizinha, Vila Flores marca presença com o tradicional Filó Di Vino, na Casa do Artesão, o tour Vinho e Cerâmica do L’Arte Ceccato e as visitas guiadas na Pousada dos Capuchinhos e Vinhedo dos Frades e os jantares especiais no restaurante Mascaron estão entre as principais atrações.

Em Antônio Prado, os visitantes poderão realizar um city tour pelos casarões históricos da cidade, em roteiro organizado pelo Hotel Piemonte, durante todo o período.

As vinícolas Fabian e Boscato estão oferendo descontos, degustações e outras atrações para quem visitar Nova Pádua nas duas semanas de Dia do Vinho Brasileiro. Entre os eventos de destaque também está o piquenique realizado pela vinícola Dom Camillo, no sábado (18) e o Sunset nos Vinhedos da Boscato que ocorre durante todo o período, mediante agendamento.

Farroupilha, município reconhecido como a capital brasileira do Moscatel, oferece descontos e promoções que chegam a 50% na compra da segunda garrafa na Adega Chesini e de 30% nos vinhos da casa no restaurante Antonielle. O Bistrô Wine e o Hotel e Restaurante Bem-Te-Vi também estão engajados como descontos que chegam a 20% na compra de vinhos brasileiros. Para quem quiser desfrutar das paisagens do Vale Trentino, a dica é o Bike Tour da Casa Perini ou o passeio de trator oferecido junto ao piquenique da Vinícola Cappelletti.

Já no Vale Central Gaúcho, os turistas que visitarem as vinícolas e restaurantes da região terão 15% de desconto nas diárias hotel Santa Maria.

Estreantes preparam atrações especiais
Estreando a participação nas festividades, o Vale da Uva Goethe, região reconhecida com a Indicação de Procedência para a variedade híbrida que tem atraído paladares dos mais exigentes, realiza o Happy Wine Hour, a partir das 17h de sexta-feira (17), na vinícola Vigna Mazon, em Urussanga. O ambiente em frente aos parreirais com serviço de champanheria e wine bar e porções de petiscos harmonizados dão as boas-vindas aos amantes do mundo do vinho.

O Paraná também faz sua estreia na programação com o Festival Vinopar do Vinho Paranaense. Vitivinicultores da Região Metropolitana de Curitiba, do Sudoeste do Paraná e da região de Bituruna apresentam seus vinhos finos, coloniais, espumantes e sucos de uva, sábado (18) e domingo (19), no tradicional Museu Oscar Niemeyer. A programação inclui workshops gratuitos sobre vinícolas e enoturismo no estado, além de atrações culturais e estandes de gastronomia típica regional e venda de vinhos em taça e garrafa.

A cidade mineira de Andradas é outra a engrossar o caldo do Dia do Vinho Brasileiro com atrações já no primeiro final de semana. No sábado (18), o destaque é para a Noite Italiana na vinícola Casa Geraldo, com show do cantor Tony Angeli. Durante o período as vinícolas Beloto, Marcon, J. Bertoli e Nau Sem Rumo oferecem descontos, visitas guiadas e degustações.

Paulistas no Dia do Vinho Brasileiro
A cerca de uma hora da capital paulista o Roteiro do Vinho de São Roque tem atrações que vão de 20% de desconto na carta de vinhos brasileiros na Adega Don Patto a rótulos especiais alusivos ao Dia do Vinho nas vinícolas XV de Novembro, Frank, Casa da Árvore, Palmeiras e Bella Aurora, nos restaurantes Villa Canguera, Terra do Vinho, Rancho Arizona, Boteco do Batata, Cantina Tia Lina, Fazenda Angolana, Vale do Vinho e Videira Plantas Ornamentais.

A Vinícola Goés oferece, ainda, passeio pelos vinhedos, com música ao vivo no domingo (19).

A programação completa, incluindo horários, contatos para agendamentos e preços, pode ser acessada no novo site do evento, em www.diadovinhobrasileiro.com.br, que foi reformulado, seguindo a nova identidade visual do projeto.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here