Quando voltamos do mercado, uma dúvida se instala: Como conservar os alimentos? Congelador, temperatura ambiente, qual compartimento da geladeira? É verdade que cada alimento deve ser armazenado conforme sua característica.

Adote gestos simples no seu dia a dia e evite o desperdício de alimentos. Confira nosso artigo com as dicas infalíveis de como conservar frutos e legumes.

PREPARE OS ALIMENTOS ANTES DE GUARDÁ-LOS:
1. Legumes com raízes: (cenoura, beterraba, nabo, etc). Retire os talos pois eles consomem os nutrientes que estão nas raízes.

2. Folhas: (espinafre, alface, rúcula, etc). Tire-os do saco plástico, lave-os e retire o máximo a água. Coloque então num recipiente hermético com papel toalha que irá ajudar a absorver a umidade (água) das folhas. Aproveite e retire também as folhas que já estão amareladas.

3. Ramo de Aipo: Conserve-o envolvendo com uma toalha de prato úmida.

4. Ervas aromáticas: mais frágeis que demais alimentos, elas terão melhor conservação se mergulhadas num pote com fundo de água (um vidro de geléia, por exemplo), ou na porta da geladeira envolvida num papel toalha úmido ou pano de prato e dentro de um recipiente hermético. O buquê está muito grande para guardar? Congele as ervas. Assim na hora de preparar seus alimentos, moa as ervas com a ajuda de suas mãos.

GUARDANDO NO LUGAR CERTO:
1. GELADEIRA:
Óleo de linhaça, de camelina (ricos em ômega 3), as carnes e peixes (com o papel embalagem do açougue ou coloque-o num recipiente de vidro).

a) Geladeira na parte mais fria: – Os ovos: Evite as diferenças de temperatura para limitar os choques térmicos que alteram a proteção da casca do ovo. Aviso: a casca permanece porosa e absorve os odores dos alimentos que estão em volta: Solução: Mantenha seu frigorífico sempre limpo e deixe os ovos nas embalagens originais (aquelas que parecem colmeia de abelha)

b) Na gaveta de legumes da geladeira: espinafres, alcachofras, endívias, beterraba, couve, brócolos, champignon, cenouras, nabo, fava de feijão verde, salada verde, uva, pêra, maçã, raiz de gengibre ou cúrcuma

Os queijos: eles precisam “respirar” para não ressecar. O ideal é uma cave de queijo, mas claro, conserve-os no próprio papel de queijo (que vem com ele) ou envolva-o com o papel toalha. Coloque-o na gaveta de legumes da geladeira.

2. TEMPERATURA AMBIENTE:
Limão, laranja, abóbora, tomate, abacate, pimentão, alho francês, kiwi, ananás (abacaxi), manga, banana, figo, melão, nozes, amêndoas…

3. TEMPERATURA AMBIENTE AO ABRIGO DA LUZ E UMIDADE:
batata, batata doce, cebola, échalote, alho, temperos, mostarda, alcaparras, picles no vinagre, conservas em vidros, arroz, massas cruas, cerais, farinha, legumes secos, chocolate,mel, geleia, óleo, vinagre.

COZINHE NO MESMO DIA:
Passou por uma promoção, não resistiu ao preço e comprou quase por um mês completo?
. Maçãs: se comprou demasiadamente as maçãs, faça compota (geleia)
. Abacate: pode ser congelado. Para isso, tire a casca, o caroço, passe limão e congele. E quando quiser, faça o guacamole, por exemplo.
. Legumes: Cozinhe-os e faça sopas
. Alimentos mais frágeis (carne, peixe, etc) Dê preferência consumá-os no mesmo dia. Ou congele-os o mais rápido possível e prepare-os nos próximos dias.

CONSUMA RÁPIDO OS ALIMENTOS MAIS FRÁGEIS:
Carnes e Aves: Consuma a carne moída no próprio dia, o fiambre (que foi fatiado) em 48 horas. As aves também devem ser consumidas em prioridade.
. Peixes e Frutos do mar: Os peixes frescos e frutos do mar devem ser consumidos no máximo 24 horas depois da sua compra.
. Frutos e Legumes menos resistentes: alho francês, folhas (alface, rúcula, etc), cogumelos, consuma-os logo. Cenoura, batata, abóboras tem mais resistência.
. Queijo Fresco: por exemplo, do tipo queijo de cabra, que irá maturar rapidamente. O melhor é degustá-los rapidamente.

NUNCA NO FRIGORÍFICO:
Tomates, abacates, batatas, batatas doces, melão, melancia, damasco, pêssego, nectarinas, ananás (abacaxi), bananas, morangos.
. Chocolate, geleia (compota)
. Alho, cebola
Isso porque ao conservá-los no frigorífico, eles amolecerão e perderão o sabor.

ANTES DE SAIR AS COMPRAS:
Confira antes o que tem em seu frigorífico e compre apenas o necessário. Não esqueça de limpar seu frigorífico com vinagre de álcool. Passe-o com papel toalha.

Fonte: Petitchef / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here