Pela primeira vez, Gramado terá sua premiação em dose dupla. Na noite de hoje, 18 de agosto, serão conhecidos os vencedores dos 12 Kikitos destinados aos Curtas-Metragens Brasileiros. Os 12 filmes exibidos concorrem nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Musical, Melhor Direção De Arte, Melhor Desenho De Som, Júri Da Crítica E Júri Popular. A cerimônia será exibida ao vivo, a partir das 20h, no Instagram do Festival de Gramado (@festivaldecinemadegramado).
Já na noite de sábado, 19 de agosto, serão conhecidos os vencedores das mostras de Longas-Metragens Brasileiros, Documentais e Gaúchos. Os longas brasileiros concorrem em 15 categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Musical, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Desenho de Som, Prêmio Especial do Júri, Júri da Crítica e Júri Popular. Os gaúchos, por sua vez, concorrerão aos Kikitos de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção De Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho De Som, Melhor Trilha Musical e Júri Popular. Por fim, os cinco documentários que foram exibidos concorrem ao Kikito de Melhor Filme.
Sexta-feira encerra mostras competitivas e entrega homenagens a Alice Braga, Laura Cardoso e Lucy Barreto
A sexta-feira será o último dia de competição no 51º Festival de Cinema de Gramado. Encerram as projeções das mostras o Longa-Metragem Gaúcho “Hamlet”, de Zeca Brito, e o Longa-Metragem Documental “Luis Fernando Verissimo – O Filme”, da diretora Luzimar Stricher.
A noite ainda reserva as homenagens para as atrizes Lucy Barreto, que receberá o Troféu Eduardo Abelin e Alice Braga, que receberá o Troféu Kikito de Cristal. Além do Troféu Oscarito para Laura Cardoso, reagendada para hoje após a perda repentina de Léa Garcia, na terça (15).
Na quinta-feira (17), a comediante Ingrid Guimarães recebeu seu troféu. Ela subiu ao palco do Palácio dos Festivais para receber o Troféu Cidade de Gramado, uma das homenagens desta edição do Festival de Cinema de Gramado. Radiante pelo reconhecimento, ela repetiu o que disse na coletiva de imprensa e falou sobre a falta de prestígio da comédia em festivais e prêmios do segmento: “Essa homenagem não é pra mim, é pra todo cinema popular brasileiro do qual eu tenho um muito orgulho de ser uma representante. Esse prêmio é muito importante, a comédia é sempre o ‘primo pobre’ da arte, então a gente nunca tá nesses lugares, nessas homenagens. Essa homenagem é para todos os comediantes e especialmente para as mulheres protagonistas comediantes deste país”.