Foi sancionada a lei nº 9.233 que tem como objetivo instituir e regulamentar a utilização da identidade visual “Curta Caxias” como marca do destino turístico Caxias do Sul. A marca, criada em 2020 pela agência Intervene, estampa os materiais publicitários relacionados à promoção e divulgação da Secretaria Municipal do Turismo desde a sua criação.

O foco principal da Curta Caxias é ilustrar as inúmeras possibilidades de gastronomia, história e natureza que existem na cidade para os turistas que desejam visitá-la.

SOBRE A MARCA:

Os selos: têm como uma de suas definições a gravação de marcas simbólicas de um Estado, ou de uma entidade, que se aplica sobre documentos ou objetos a fim de autenticá-los, fechá-los inviolavelmente, ou marcar uma propriedade. Adentramos também nos selos postais, que são frequentemente colecionados por seu valor histórico e aspectos geográficos, e também por muitos temas diferentes que têm sido descritos neles. Estamos em uma geração de resgate, mesmo que em constante evolução e muito ligados à tecnologia. Seja na moda, nos filmes, nos comportamentos, relembrar e remeter o passado virou uma tendência. O ato de resgatar as lembranças de selos e apresentá-los para as novas gerações se torna um atrativo. Além disso, o selo caracteriza história, gera confiança e pode ser colecionável.

As divisões: As quatro divisões representam os quatro setores que mais impulsionam o turismo e que mais queremos exaltar. Todos estavam presentes na pesquisa de mercado do turismo de Caxias do Sul, são os mesmos que se tornarão os colecionáveis do “Curta Caxias“: Gastronomia; História; Natureza; Economia (contempla também hospedagem e eventos).

As cores: As cores são completamente inovadoras. Quando pensamos em Caxias, normalmente relacionamos a cidade a cores duras, fortes e escuras, porém, a marca precisa conversar com vários públicos e trabalhar várias atrações. Assim, a marca segue as cores Municipais, presentes no escudo da cidade, como o verde (representando o pinheiro e a floresta), o amarelo (simbolizando o trigo) e o púrpura (que significa a uva), as utilizamos em tons vivos, modernos, que pulsam vida, que transmitem modernidade e ainda a representatividade histórica que os selos trazem.

As fontes/ tipografias: Para o descritivo “Curta Caxias”, assim como para a tagline “cada parada, uma nova descoberta”, as fontes utilizadas remetem a curtição, acolhimento e receptividade na sua escrita. Ao mesmo tempo, denotam modernidade e tradição. As fontes são modernas, e isso torna a comunicação atemporal.