Imagem: Semana da Fotografia/Crédito Roger Monteiro

A Semana da Fotografia de Caxias do Sul é uma ação colaborativa entre instituições, entidades culturais e educacionais que visam debater, refletir, investigar e fomentar os processos de criação, produção e pesquisa relacionados à fotografia. A abertura acontece no próximo sábado, dia 12 de agosto, às 16h, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

No primeiro dia do evento haverá o lançamento da plataforma oficial, as aberturas simbólicas das exposições e a palestra “Fotoclubismo: paixão pela Fotografia”, com Marcia Marchetto, Marilise Cesa e Carlos Gandara, organizada em parceria com a equipe do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul.

A programação conta com exposições de artistas e fotógrafos de 16 cidades, de diversos estados brasileiros como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro. As mostras podem ser conferidas no formato digital e algumas estarão disponíveis para visitação de forma presencial.

Neste ano, através do trabalho desenvolvido pela Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), em parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, e com a Imaginativa Acessibilidade e Educação, a atividade mantém uma atenção especial para a acessibilidade, através da audiodescritora Milena Eich, e dos produtores e idealizadores do projeto Tuco-Tuco de Videoarte/RS, mostra itinerante e acessível de videoarte, o Coletivo Un.

A Plataforma Oficial da 16a. Semana da Fotografia de Caxias do Sul ficará disponível com as informações da programação, a partir do dia 12 de agosto. Através do site, acontece a visitação das exposições digitais e das presenciais que estão digitalizadas.

A Semana da Fotografia acontece do dia 12 a 20 de agosto com exposições fotográficas, palestras e oficinas, porém as exposições presenciais ficam em cartaz até 01 de outubro. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de agasalhos e alimentos que serão direcionados para o Banco de Alimentos e Fundação Caxias. O ponto de coleta será em frente a Unidade de Artes Visuais, no térreo do Centro Cultura Ordovás, na Rua Luiz Antunes, 312, no bairro Panazzolo.