Chiquinho Divilas está à frente do projeto.

Concebido pelo rapper e ativista social Chiquinho Divilas, o projeto Cultura Hip Hop nas Escolas tem programação intensiva neste primeiro semestre de 2022. Algumas atividades já foram realizadas em cinco escolas e agora as ações serão retomadas no próximo dia 9, seguindo até dia 26, quando serão visitadas cinco novas escolas públicas de Caxias do Sul.

A primeira etapa movimentou os estudantes caxienses, que produziram cinco músicas, cinco graffitis e cinco documentários – estes resultados de uma novidade deste período, que foram as oficinas de produção audiovisual ministrada pelo cineasta colombiano Daniel Vargas.

As novas atividades deste primeiro semestre do projeto começam na próxima segunda-feira (9) e chegarão às escolas EMEF Tancredo Neves, EE Presidente Vargas, EE Irmão José Otão, EMEF Santa Corona e EMEF São Genaro. Nesta nova etapa, voltam a ser realizadas as oficinas de Proatividade, propondo reflexões aos estudantes sobre valores e ações sociais afirmativas que reforcem o protagonismo, e serão incluídas oficinas de Artesanato, Slam e Pajada, oferecendo alternativas de desenvolvimento da criatividade e de recursos de comunicação e interação linguística e cultural com laços entre a cultura gaúcha e novas formas de discursos urbanos.

Em cada escola serão quatro dias de atividades, com a seguinte dinâmica: no primeiro dia ocorre a abertura com a palestra “A Cultura é a Cura” e “Genealogia do Hip Hop”, com Chiquinho Divilas. No segundo dia, são realizadas as oficinas d’A Arte da Palavra, com os estudantes divididos em três grupos, para um aprendizado sobre Rima, Trova Gaúcha e Rap. No terceiro dia, a proposta foca a Dança de Rua, Artesanato, Proatividade, Gravação de música – com estúdio instalado dentro da escola -, Graffiti e DJ. No quarto dia, é hora do fechamento, com os estudantes e oficineiros do projeto realizando uma verdadeira celebração no ambiente escolar, mostrando as diferentes facetas de informação e criação aprendidas nos encontros para o conjunto da escola.

Acreditando em novas didáticas possíveis para a dinâmica do universo escolar e do aprendizado, a ideia do Projeto Cultura Hip Hop nas Escolas é ampliar o repertório dos estudantes sobre o universo do Hip Hop, seus contextos e suas potências, aproximando, por exemplo, as linguagens da rima e do rap à da pajada, num fluxo de interação e troca entre o regional e o contemporâneo. Ao mesmo tempo, as ações oferecidas pelo projeto dinamizam o ambiente escolar, contribuindo para a oferta de novas práticas possíveis para o processo de ensino e aprendizagem.

Esta nova etapa tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Cultura Hip Hop 2022 – Primeira Etapa – Link dos vídeos:
https://sites.google.com/view/hiphopescolas/minist%C3%A9rio-do-turismo

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet / Jéssica Drew / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here