Nesta quarta-feira (11), o projeto Cultura Hip Hop Nas Escolas apresenta as novas gravações dos estudantes que participaram de mais uma etapa de atividades em quatro escolas municipais e uma estadual. As músicas registram o universo dos estudantes, questões sociais e comportamentais, resultado dos encontros presenciais e virtuais coordenados pelo rapper Chiquinho Divilas. O resultado desse projeto ganha endereço virtual, no site onde serão lançados os raps dos estudantes justamente no seu dia e numa data especial para a cena da Cultura Hip Hop.

As atividades de mais uma etapa do Cultura Hip Hop Nas Escolas começaram dia 29 de junho na Escola Machado de Assis e seguiram na Tancredo Neves, na Senador Teotônio Vilela, Paulo Freire (municipal), e na Escola Estadual Cristóvão de Mendoza em formato híbrido. Com palestras sobre a Cultura Hip Hop, oficinas de rima, além das gravações das músicas, com versos criados pelos alunos, as atividades também incluíram algumas oficinas on-line, acompanhadas pelos professores, contabilizando como atividades, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

O lançamento das músicas neste 11 de agosto, aproxima o Dia do Estudante à uma data que é referência mundial da cena, quando, em 1973, o DJ Kool Herc realizou uma festa no Bronx que entraria para a história por reunir os quatro elementos da Cultura Hip Hop. A festa organizada por Kool Herc em parceria com sua irmã, Cindy Campbell, é considerada simbolicamente como a “data de nascimento” da Cultura Hip Hop.

Assim, celebrando referências, na batida da história, em seus raps os estudantes caxienses falam de contextos contemporâneos, quebradas e vivências, com versos como estes:

“Cultura hip-hop e seus conceitos/ Musica, desigualdade e preconceito/ Desemprego, o rap fala a verdade/ Na adolescência, Sexualidade/ Falar, quebrar tabu/ Somos estudantes de Caxias do Sul/ Empreender e aprender na escola/ Dando a letra, chegou a nossa hora/ Chega de crime, chega de violência /Igualdade, equidade e consciência/ Transporte público mais acessível/ Questionar tudo isso é nosso compromisso…”.

No site onde estas músicas poderão ser conferidas, há ainda outras janelas de conteúdos e informações. Usado também para a interatividade, como recurso complementar das atividades de sala de aula, ali estão oficinas virtuais, um histórico do projeto e suas ações.

A proposta de Chiquinho Divilas para o Cultura Hip Hop Nas Escolas também integra sua da pesquisa de doutorado desenvolvida Feevale, em Diversidade Cultural e Inclusão Social, onde ele também obteve o título de Mestre. O projeto Cultura Hip Hop nas Escolas também foi vencedor do Prêmio Brasil Criativo 2019 e do Prêmio Educação 2019, promovido pelo Sinpro RS.

O Cultura Hip Hop Nas Escolas é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – LIC Municipal.

Link do Site: https://sites.google.com/view/hiphopescolas

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação