O cuidado e o respeito à natureza fazem parte da missão comunitária da Universidade de Caxias do Sul. Neste contexto, o Jardim Zoológico da UCS recebe animais de distintas espécies para acolhimento e tratamento, realizado junto à equipe do Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET). Neste mês, essa dedicação possibilitou o retorno de uma corujinha-do-sul (Megascops sanctaecatarinae) e de um graxaim-do-mato (Cerdocyon thous) aos seus habitats.
A ave foi resgatada em junho no município de Garibaldi pela Polícia Militar Ambiental (Patram). Ao chegar ao Zoológico, foi diagnosticada com trauma crânioencefálico (TCE). Recuperada, a corujinha foi solta pelo 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar em mata nativa, em uma região distante da interferência humana.
Resgatado no fim do mês de abril, também no município de Garibaldi, o graxaim-do-mato vivenciou uma história de superação. Conforme explica o professor e médico veterinário responsável técnico pelo Zoológico da UCS, Gabriel Guerreiro Fiamenghi, o onívoro foi diagnosticado com fratura na cabeça do fêmur e precisou passar por cirurgia. Segundo o docente, devido à condição o animal dificilmente voltaria à natureza, mesmo após o procedimento, porém, com o passar do tempo, ele apresentou melhora motora satisfatória e pôde ser devolvido ao seu ambiente natural.
Referência no cuidado aos animais
O Instituto Hospitalar Veterinário e o Zoo da UCS são centros de referência no tratamento e abrigo de animais silvestres apreendidos em cativeiro ilegal ou encontrados debilitados, feridos ou órfãos. Após a reabilitação eles podem permanecer no Zoológico, ser encaminhados para criadouros legalizados ou reintegrados à natureza.
São exemplos do trabalho realizado neste ano o tratamento dos gambás, quatis e tucanos já devolvidos à natureza. Ainda, as equipes seguem atuando na recuperação de animais vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Confira abaixo os vídeos dos animais sendo devolvidos à natureza: