Que bloco é esse? É o mundo negro que iremos mostrar para vocês! Parafraseando um dos blocos afros mais antigos e de grande relevância para construção de identidade e valorização da cultura negra no Brasil, o Ilê Ayê, o Bloco Afro Navio Negreiro pede passagem e conclama os foliões para seu Cortejo. O encontro de fé no tambor e de elegeia à presença negra em nossa cultura sairá da Praça Dante percorrendo as ruas de Caxias até a Estação Férrea dia 28, a partir das 20h.

A alegoria do nome do Bloco Afro Navio Negreiro caxiense propõe uma ressignificação de um navio carregado de preciosidades que também traduz a riqueza, a ciência, a arte, a cultura e os seres pensantes que vieram da Mãe África para o Brasil.

Assim, vai para a avenida mais do que a mistura de cores e ritmos de inspiração africana. A proposta é agregar elementos significativos para afirmação da arte, cultura e resistência negra, ultrapassando as fronteiras da folia.
Nesse contexto, o projeto vai além do desfile que se realizará pela segunda vez em Caxias, integrando-se à já tradicional programação dos blocos de Carnaval caxienses. As atividades se estendem durante todo o ano trabalhando a construção de identidade e afirmação do povo negro.

Além do cortejo deste ano, está previsto mais um para 2021 e atividades abertas à participação da comunidade por meio de oficinas regulares e gratuitas de dança, percussão e customização de indumentária, que serão ofertadas durante o ano de 2020.
Promovendo cidadania, combatendo o racismo e a intolerância, contribuindo para o respeito à diversidade étnico-racial e para a promoção da igualdade racial, o Bloco Afro Navio Negreiro já vem realizando ensaios durante todo o mês, num aquece para “fazer bonito” durante o cortejo do dia 28.

Na segunda etapa, que começa em Março, serão realizadas oficinas de dança, percussão e customização e indumentárias. Estas atividades se estenderão ao longo do ano, incluindo apresentações abertas à comunidade. Tudo na perspectiva do conhecimento histórico, artístico e cultural de forma gratuita visando a formação e continuidade de um grupo qualificado que integrará às atividades culturais da cidade bem como apostará na formação de novos profissionais.

Serviço:
O que: Desfile do cortejo do Bloco Afro Navio Negreiro
Quando: dia 28, sexta-feira, às 20h
Onde: Trajeto da Praça Dante Alighieri até a Estação Férrea
Quanto: Entrada Franca

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação